Blog

29 de agosto de 2019

blackboard-glossario

Glossário Blackboard: quais são e para que servem as soluções do portfólio Blackboard

Pense na experiência de aprendizagem que os alunos de sua Instituição de Ensino Superior tem durante toda a jornada dentro da IES. Sobretudo, saiba que você pode otimizar esta experiência  utilizando várias soluções Blackboard. A educação presencial e a distância podem ser revolucionadas a partir de plataformas de tecnologia que trazem transformação na hora de aprender. Antes de mais nada, com apoio de uma empresa que é líder no mercado.

A Blackboard se propõe a ser essa parceira na transformação da educação com soluções que tornem a experiência do aluno excepcional. Por meio dos produtos Learn, Open LMS, Collaborate, Ally e E-teacher essa vivência dos estudantes ganha outro sentido na IES.

Conheça mais sobre cada uma das soluções do portfólio Blackboard:

Learn

O Blackboard Learn é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de última geração com uma interface intuitiva e dinâmica. A plataforma permite que alunos e professores promovam discussões que sejam uma extensão dos conteúdos trabalhados em sala. É possível compartilhar conteúdos, interagir com os alunos nos fóruns, postar as notas, registrar a frequência dos alunos, realizar avaliações e exercícios, gerar relatórios de acompanhamento dos alunos e turmas, entre muitas outras atividades. O aplicativo do Blackboard Learn é adaptável a todos os dispositivos móveis, ou seja, os alunos podem acessar os conteúdos, por exemplo, de qualquer lugar.

blackboard-learn

 

A experiência Ultra mantém os estudantes engajados em qualquer lugar e a qualquer hora de maneira personalizada e sempre disponível. É possível que o professor conceda um feedback ao aluno por meio de áudio e video. Ou seja, ao criar uma tarefa avaliativa, o professor tem a opção de retornar ao aluno com um comentário em áudio ou vídeo. Para o Blackboard Learn, menos é mais. Ele é simples, intuitivo e proporciona uma agradável experiência de aprendizagem. Em resumo: tudo funciona do jeito que você espera. Pensando em aprimorar o processo de ensino, o Learn conta com ferramentas de colaboração que possibilitam uma experiência de aprendizagem mais envolvente. Outro diferencial é o SafeAssign™, um sistema antiplágio integrado ao Blackboard Learn a fim de detectar conteúdo não original nos documentos dos alunos diretamente no ambiente de aprendizagem.

Open LMS

O Blackboard Open LMS é uma plataforma de aprendizado online baseada no Moodle e com hospedagem em nuvem. Ela tem recursos aprimorados do Moodle e mecanismos de suporte profissional – auxiliamos com o envolvimento de alunos e professores com acesso a qualquer hora, em qualquer lugar. Na plataforma, também é possível compartilhar conteúdos, interagir com os alunos nos fóruns, postar as notas, registrar a frequência dos alunos.

Além de realizar avaliações e exercícios, gerar relatórios de acompanhamento dos alunos e turmas, entre outras atividades. O sistema oferece o PLD (Personalized Learning Designer) que permite criar regras e ações específicas de acordo com o engajamento e desempenho dos alunos. Precisa enviar conteúdos diferentes de acordo com as notas das provas? Você consegue. Precisa enviar alertas para alunos que não acessam a plataforma? Você consegue. Dessa forma você poderá customizar o caminho que cada um de seus alunos irá prosseguir de maneira automatizada e escalável.

open-lms

A plataforma é responsiva e se adapta a diferentes dispositivos assim como possui um aplicativo mobile próprio. Você terá em mãos uma ferramenta com relatórios completos sobre o desempenho dos seus alunos. Tudo isso proporcionará uma melhor experiência de aprendizagem para todos.

Leia também:
:: Blackboard Learn 9.1 e Blackboard Learn Ultra: nova funcionalidade de feedback em áudio e vídeo
:: Católica de Santa Catarina: Migração rápida e segura para Moodlerooms
:: Blackboard Learn alcança certificação LTI Advantage

Collaborate

O Blackboard Collaborate é uma ferramenta de colaboração e webconferência. A plataforma permite a criação de salas virtuais com os alunos de sua instituição de ensino ou os colaboradores de sua empresa. Isto com o fim deles se sentirem presentes na mesma sala durante as atividades online. As ferramentas de videoconferência, reuniões virtuais e compartilhamento de conteúdo online do Collaborate são intuitivas, permitindo que as aulas tenham foco na interação, e não na tecnologia. Além disso, disponha de recursos de áudio e vídeo de alta qualidade e definição, compartilhamento de aplicativos e uma interface moderna e amigável para uma experiência de aprendizagem incomparável.

collaborate

Ally

O Blackboard Ally, em resumo, é um produto que permite tornar o conteúdo digital de aprendizagem mais acessível. Tendo como foco inclusão, sustentabilidade e automação como seus principais pilares, o sistema ajuda a entender e abordar a acessibilidade de uma maneira que beneficie todos os alunos. Com o propósito de buscar qualidade de conteúdo e promover o acesso a ele, ele está disponível para todos os Sistemas de Gestão de Aprendizagem.

Leia também:
:: Acessibilidade na educação: da integração à inclusão

As principais funcionalidades do sistema são:

Checklist de Acessibilidade
Verifique automaticamente os conteúdos conforme os padrões WCAG 2.0.

Formatos Acessíveis Alternativos
Aplique avançados algoritmos de aprendizagem de máquina para prover acesso a alternativas mais acessíveis de conteúdos aos alunos. Por exemplo, HTML semântico, ePub, áudio e braile eletrônico.

Feedback e Orientação
Dê feedback e orientação aos professores para ajudá-los a melhorar a acessibilidade de seus conteúdos. Dessa maneira, é possível construir uma mudança sustentável no comportamento.

E-teacher

O E-teacher é uma Série Digital de Ensino e Aprendizagem. Ela é composta por três cursos de treinamento de entrega flexível voltada para professores. Cada curso baseia-se no aprendizado do curso anterior e culmina em um exame. Os participantes podem entrar no programa em diferentes níveis. Como resultado, após a conclusão bem-sucedida do curso e do exame, os professores recebem certificado e uma designação por suas habilidades e competências.

Leia mais:
:: Uma revolução sendo criada com o Moodlerooms
:: Como escolher o Sistema de Gestão de Aprendizagem ideal?