Blog

2 de outubro de 2019

Tecnologia educacional pode ser aliada no engajamento e retenção de alunos.

Tecnologia educacional em sala de aula: como torná-la uma grande aliada

Uso criativo de tecnologia educacional proporciona melhor memorização do conteúdo.

Diversos professores e gestores de instituições de ensino insistem em tratar tecnologia e sala de aula como inimigas. A verdade, no entanto, é que notebooks, smartphones, tablets e uma série de outros gadgets que conectam o aluno chegaram para ficar. Assim, proibir o uso de novas tecnologias em sala de aula é uma atitude no mínimo ultrapassada.

Quando fazem isso, além de afastar o estudante da realidade do mundo profissional, as IES perdem a oportunidade de aproveitar esses recursos como grandes aliados em suas propostas de educação. A maioria das faculdades e universidades contam com ambientes virtuais de aprendizagem (AVA, ou LMS, na sigla em inglês). Eles possibilitam o uso de diversos conteúdos e recursos interativos. Por isso, não faz sentido deixar de usá-los também na etapa presencial.

Há um consenso entre especialistas que a tecnologia em sala de aula retém mais a atenção do aluno do que qualquer outro método. Ferramentas como a realidade virtual preservam cerca de 90% da memorização depois de uma semana do ensinamento do conteúdo. Enquanto isso, a escrita preserva não mais do que 10%.

Não restam dúvidas de que, no contexto atual, a tecnologia educacional está ficando cada vez mais acessível. Resta saber, entretanto, como utilizá-la da melhor maneira.

:: Utiliza Moodle mas ele não atende mais as necessidades da sua IES e busca uma experiência mais completa? Entenda como a Católica SC migrou do Moodle para o Open LMS e os benefícios adquiridos a partir dessa mudança.

Confira três sugestões de uso de tecnologia educacional em sala de aula. E faça delas poderosas aliadas na aprendizagem

1. Quiz

Primeiramente, em geral, provas podem ser um pesadelo para muitos alunos. Mas o professor pode fazer com que os testes fiquem bem mais interessantes. Usando a gameficação, por exemplo, o docente elabora um rol de exercícios a serem realizados pelo aluno no próprio smartphone. Ao fim da aula, o conteúdo do dia pode ser avaliado com algumas poucas perguntas; basta compartilhar um link com a turma.

O exame fica com cara de quiz e auxilia na fixação do que foi ensinado. O recurso se transforma num tipo de feedback, inclusive. Assim, o professor pode entender melhor como o conteúdo foi assimilado. Por saberem que os conhecimentos serão testados, a tendência é que todos prestem ainda mais atenção na aula.

2. Realidade virtual, realidade aumentada e vídeos 360° na tecnologia educacional

Vídeos 360°, realidade virtual e realidade aumentada estão entre os temas do momento quando o assunto é tecnologia educacional. Essas ferramentas abrem um leque infinito de possibilidades para as IES. Com elas, é possível recriar momentos históricos, proporcionar práticas com mais segurança, visualizar estruturas antes de serem construídas e até mesmo visitar o espaço. O emprego das tecnologias requer investimento em aparato tecnológico, mas o mercado oferece opções com os mais variados preços.

3. AVA na aula presencial

Boa parte das instituições já têm à disposição o AVA – ou LMS, na sigla em inglês. No ambiente virtual de aprendizagem estão todos os conteúdos criativos e interativos criados para envolver e engajar o aluno. Por que, então, não aproveitar a ferramenta nas aulas presenciais?

Para ser feita ao vivo, e não a distância, a atividade proposta deve ter um objetivo – ao qual se pode chegar no fim da aula. Uma possibilidade é valorizar a interação entre alunos, o que pode ser feito por meio de debates ou de uma prática colaborativa. Nesse contexto, as IES precisam investir na produção de conteúdo de qualidade e contar com um LMS passível de ser acessado pelo estudante de seu próprio smartphone com facilidade.

Por fim, se a sua IES precisa repensar a maneira como trabalha com tecnologia em sala de aula, diversas soluções podem ajudá-lo nesse processo. A Sagah desenvolve conteúdos criativos para encantar os alunos. Já a Blackboard tem a opção de AVA perfeita para as necessidades de qualquer IES.

A Educação a Distância

no Contexto Atual:

50 temas EAD, 50 dias.

 

Este eBook é um compilado do conteúdo discutido por
centenas de profissionais da área da
educação, que debateram 50 temas relacionados à EaD,
durante 50 dias em fóruns online.