Blog

30 de setembro de 2016

como-escolher-o-lms

Como escolher o melhor LMS e utilizá-lo com êxito em seu curso a distância?

Alguns fatores são fundamentais para que sua instituição ofereça a melhor experiência para os estudantes no EAD. Um deles é a implementação de uma plataforma de LMS. Isso faz com que diminua a evasão de alunos e estimula a rematrícula dos formados. Além de aumentar o sucesso do aprendizado dos estudantes.

O que considerar quando for optar pelo melhor LMS

Desenvolva um plano estratégico de aprendizado

Primeiramente, o ideal é criar um plano estratégico de três a cinco anos. Nele é necessário especificar objetivos, metas de adoção e ciclos de desenvolvimento. Saber onde você quer que sua instituição esteja daqui a alguns anos no uso da tecnologia faz com que você encontre a melhor plataforma para atingir seus objetivos. Além disso, é importante projetar de que forma disseminar e estimular o uso entre professores e alunos.

Defina quanto pretende investir financeiramente, em tecnologia e em recursos internos

O LMS necessita de uma infraestrutura de suporte à tecnologia educacional. É necessário também recursos de gestão de mudança e fundos para estimular a participação e inovação. Tenha claras quais são suas possibilidades de investimento. Dessa forma, tanto financeiras e de suporte quanto de conhecimento técnico.

Opte por uma infraestrutura robusta e confiável

É difícil que professores e alunos confiem em uma plataforma que falha em momentos cruciais. Por isso, investir em uma tecnologia rápida e confiável faz com que a instituição promova uma experiência de aprendizado sofisticada, envolvente e de alta qualidade.

Conheça mais sobre as plataformas de LMS da Blackboard.

Dê treinamento e suporte efetivo ao corpo docente

Por fim, instituição deve estar preparada para atuar em caso de dúvidas dos professores e também colaborar para que eles consigam tirar o melhor proveito das ferramentas. Quando o corpo docente domina as soluções em tecnologia, aprimoram o ensino, aumentando o sucesso e a qualidade da instituição. > O ciclo de implantação não está completo se a instituição não utiliza dados obtidos para aprimorar o ensino. Pesquisar expectativas, alinhar às metas da instituição, coletar dados sobre o sucesso dos estudantes e basear neles o próximo ciclo de aprimoramento é uma das vantagens geradas pela tecnologia. Esse deve ser um negócio cotidiano, fazendo com que a instituição estabeleça uma cultura de melhoria contínua.

Veja algumas dicas de como engajar os professores nas metodologias ativas de aprendizagem.