Blog

26 de julho de 2019

bb-world

BbWorld: descubra tudo que rolou no maior evento da Blackboard no mundo

Imagine se reunir com os principais profissionais de educação do mundo para discutir tecnologias focadas em aprendizagem. O BbWorld, maior evento da Blackboard em nível mundial, se propõe a ser justamente este espaço de troca entre profissionais de referência em educação e tecnologia. O evento, realizado entre os dias 23 e 25 de julho em Austin, nos Estados Unidos, proporcionou aos participantes conhecerem em primeira mão inovações na educação e o seu desenvolvimento profissional.

A Blackboard Brasil e o Grupo A estiveram presentes no evento sendo representados por Bruno Weiblen, diretor comercial do Grupo A, Rafael Kuhn, diretor de Edtech do Grupo A, e Joezer Hoffmann, gerente da unidade de negócios Blackboard no Brasil. Algumas Instituições Brasileiras de Ensino Superior também marcaram presença, entre elas Cruzeiro do Sul, UNIP, Senac e Ser Educacional.

Destaques no BbWorld

Lançamento Blackboard Data

Entre palestras, workshops e apresentações de cases com melhores práticas nos produtos Blackboard, um dos principais destaques do evento são os Roadmaps dos produtos da empresa, como o Learn, Open LMS, Collaborate e Analytics. Mas nesta edição, o que mais se destacou na programação, em primeiro lugar foi o lançamento do Blackboard Data. Esta é a nova versão do Analytics for Learn, focado em desenvolvedores, learning teaching e análises gerais das universidades. Rachel Scherer, diretora sênior de análise de dados da Blackboard, apresentou a novidade para os mais de 1500 presentes.

BbWorld-palestra

Rafael Kuhn, diretor de Edtech do Grupo A, com Rachel Scherer, diretora sênior de análise de dados da Blackboard

“Colocamos o Blackboard Data bem no centro de nossa plataforma, tanto na arquitetura, quanto operacionalmente”, explicou a diretora. “Isso significa que não só podemos reunir dados em um único lugar, mas também colocá-los de volta no ecossistema de aprendizado. Assim, tornando mais rico com insights confiáveis ​​no fluxo de trabalho. Em conjunto, a abordagem Blackboard Data nos permite contextualizar informações e fornecer insights para as partes interessadas certas no momento certo”, completou Rachel.

Para Joezer Hoffmann, gerente de unidade de negócios Blackboard no Brasil, o lançamento é um grande passo para a empresa.”Esta novidade permite uma tomada de decisão baseada nos dados ainda mais assertiva na construção da educação. Isto tanto para o professor como para os alunos”. A atualização já está disponível na versão SaaS, então os clientes do Blackboard Open LMS, Collaborate e Learn Ultra já estão se beneficiando com a novidade.

Cliente brasileiro ganha Catalyst Blackboard Awards

O projeto de retenção desenvolvido pela equipe de Educação a Distância do Grupo Ser Educacional venceu o Catalyst Blackboard Awards, um prêmio da Blackboard que homenageia IES que se destacaram com utilização das soluções da empresa. O objetivo do projeto da Ser Educacional foi promover estratégias que combinam o Blackboard Analytics for Learn com técnicas motivacionais de Educação a Distância a partir do Projeto Tutor Guardião. Quer saber mais sobre este projeto?

BbWorld

Enzo Moreira apresentou o projeto da Ser Educacional no BbWorld

Enzo Moreira, diretor corporativo de EaD, esteve presente no BbWorld para receber o Catalyst Blackboard Awards. Ele também fez duas apresentações no evento. Uma delas explicando como a IES utilizou o Blackboard Analytics para oferecer suporte a atividades de retenção do Projeto Tutor Guardião. A outra foi focada no acompanhamento e capacitação continuada em serviço do sistema tutorial EAD do Grupo Ser Educacional.

“O evento foi fantástico! A Blackboard realmente é uma empresa de ponta. Ele mostrou o quanto estamos na vanguarda no que diz respeito a utilização do Analytics para projetos de retenção de alunos. Estou muito empolgado com a nova versão que vem por ai que é o Blackboard Data. Ele integra soluções de analytics com outras ferramentas e faz uma análise de perfil muito mais apurada dos alunos. Vai nos ajudar na solução de retenção ainda mais”, afirma Enzo Moreira.

Grupo A como patrocinador do BbWorld

Estavam no evento, vários parceiros da Blackboard expondo seus trabalhos e oferecendo seus serviços para os participantes do BbWorld. O Grupo A esteve lá como patrocinador sendo representado pela Algetec, nova empresa do grupo focada em laboratórios virtuais e que teve um grande movimento em seu stand. Entre outros parceiros estiveram presentes desde ferramentas para ajudar na questão de avaliação presencial até ferramentas de analytics, integração com outras tecnologias voltadas para educação.

Networking entre a América Latina

Outro ponto alto foi o networking entre a comunidade brasileira e comunidade da América Latina. Dentro do BbWorld é organizado paralelamente um evento exclusivo para clientes da América Latina chamado LATAM Summit. Nele são realizadas conferências, discussões conduzidas pelos clientes, especialistas e líderes internacionais. Além de oficinas, histórias de sucesso e espaços para a troca de idéias, os participantes têm a oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre como a tecnologia está impactando o futuro da educação.

“Os clientes brasileiros tiveram destaque, principalmente, em função do trabalho desenvolvido pelo grupo Ser Educacional. O projeto de retenção com os tutores guardiões, mostra que inegavelmente o ensino à distância brasileiro é referência mundial. Antes de mais nada em relação ao volume de alunos no Brasil. Principalmente a partir das nossas questões continentais e de volume populacional”, comenta Bruno Weiblen. Joezer Hoffmann primordialmente celebra as interações entre a comunidade brasileira com o resto da América Latina. “O mais enriquecedor do evento é essa possibilidade de entender os cases ao redor do mundo. A fim de se inspirar na maneira eles estão construindo a educação do país. Além disso, conseguimos identificar o que é aplicável ou não para o Brasil”, afirma Joezer.

BbWorld

Joezer Hoffmann, gerente de unidade de negócios Blackboard no Brasil, no BbWorld

Discussões com foco em professores

Por fim, outro ponto forte é a preocupação com os professores. Foi apresentada como resultado, a necessidade de não só prover uma plataforma para os alunos. Mas também, para os professores. Assim, o foco é conseguir levar qualificação para professores. Como resultado, eles conseguem adotar melhor a tecnologia. E dessa maneira disponibilizar o seu conhecimento através da plataforma que apoia tanto ensino presencial como EAD.