Blog

17 de outubro de 2019

sala de aula virtual

O que é um ambiente virtual. E como criá-lo de forma engajadora

Criar um ambiente virtual de aprendizagem que de fato seja atrativa aos estudantes requer planejamento. Em um ambiente virtual de aprendizagem, a instituição de ensino superior tem acesso a diversos recursos, como webconferência e práticas com realidade aumentada. Sem saber como extrair o melhor deles, no entanto, a IES pode comprometer o engajamento que deseja dos alunos.

O que é ambiente virtual de aprendizagem?

O ambiente virtual de aprendizagem é um espaço digital pensado para o aluno desenvolver conhecimento. Sim, parece muito como uma sala de aula tradicional. A diferença é que ela não está restrita a um ambiente físico – pode ser acessada de qualquer lugar – e tem um leque maior de possibilidades agregadas pela tecnologia.

6 dicas para criar um ambiente virtual engajador

Não existe EAD de sucesso sem um AVA construído com dedicação e atualizado constantemente. A IES deve envolver sua equipe e dedicar tempo para consolidar ambientes de aprendizado de qualidade.

A seguir, confira seis dicas para criar e cativar os estudantes no ambiente virtual

1. Eleja o AVA ideal

Depois de mapear as necessidades da sua IES, é hora de colocar na balança prós e contras de cada solução de ambiente virtual de aprendizagem. Primeiramente, atenção para pontos como usabilidade, tecnologia, suporte e relatórios.

Leia também:
:: A importância do LMS para escalar EAD com qualidade
:: Tecnologia educacional em sala de aula: como torná-la uma grande aliada
:: Blackboard Learn Ultra: Uma experiência única e eficiente na aprendizagem

2. Faça um plano de aula

Em resumo, construa um planejamento para as salas de aula virtuais com objetivos claros e indicadores de sucesso a serem acompanhados. Em segundo lugar, não esqueça de envolver os professores nesse processo. A visão deles pode enriquecer – e muito – as ideias. Com um plano definido, é mais fácil sair do básico e se diferenciar dos concorrentes.

3. Explore os recursos

O AVA ideal dá suporte tecnológico para sua instituição oferecer experiências engajadoras em EAD. A webconferência, por exemplo, é um recurso capaz de promover encontros dinâmicos e simultâneos, mesmo a distância. Já o fórum de discussão é um ambiente para estimular interação, que pode ser usado também para atividades avaliadas.

4. Varie os formatos

Fuja da monotonia de oferecer conteúdo sempre nos mesmos formatos. Alterar o modo como o aluno interage com as informações é um jeito muito eficiente de gerar engajamento. Afinal, muitos podem preferir um game, um podcast ou mesmo uma experiência imersiva com vídeo 360° para aprender. Variar é a palavra de ordem.

5. Mantenha o conteúdo atualizado no AVA

Nada de montar um curso e deixar o mesmo conteúdo durante vários semestres. Dessa maneira, atualize sempre os materiais adicionando estudos de caso e novos exercícios que os alunos possam relacionar à atualidade.

Trabalhe também com interação ao vivo, como uma webconferência para falar de uma pauta do momento. Com tantos recursos disponíveis, chega a ser decepcionante oferecer conteúdo ultrapassado em EAD.

6. Avalie os dados

Quem investe em planejamento, deve ficar de olho, sobretudo, nos dados. Primordialmente, um plano só é completo com acompanhamento de resultados e geração de insights a partir dos números.

O Blackboard Open LMS é uma solução de AVA que conta com a tecnologia X-Ray Learning Analytics. A funcionalidade da plataforma deixa o monitoramento de dados em tempo real muito mais prático e eficiente.

Por fim, aumentar o engajamento do aluno é um objetivo tanto na sala de aula física quanto na virtual. Cabe à IES saber utilizar os recursos que o ambiente digital oferece para atrair e reter a atenção dos estudantes de formas criativas.

Implemente as melhores práticas de adoção de tecnologia em sua IES. Nós podemos te ajudar! Faça download do Guia 6 características de Sucesso na Adoção de Tecnologia.

A Educação a Distância

no Contexto Atual:

50 temas EAD, 50 dias.

 

Este eBook é um compilado do conteúdo discutido por
centenas de profissionais da área da
educação, que debateram 50 temas relacionados à EaD,
durante 50 dias em fóruns online.