Blog

25 de setembro de 2019

Indicadores da IES mensuram engajamento, compreensão e qualidade do conteúdo oferecido aos alunos.

3 indicadores para acompanhar o progresso de alunos e professores

Métricas sinalizam se disciplinas estão dentro da performance desejada e ajudam a corrigir rumos, acompanhando e otimizando o progresso de alunos e professores

Diante do avanço da educação a distância, muitas IES estão adotando um modelo de gestão mais orientado por indicadores. Afinal, é preciso ter métricas para avaliar o progresso dos alunos, a qualidade do ensino e do conteúdo EAD oferecidos. Com as mudanças, no entanto, surgem muitas dúvidas: quais indicadores a IES deve observar? Como mensurá-los? Com que frequência?

As ferramentas de análise de dados geram uma imensidão de informações que, sem reflexão e desenvolvimento de estratégia, pouco significam. Aqui, vale destacar: os recursos de analytics são fundamentais para elevar a precisão da IES no acompanhamento de indicadores e nas tomadas de decisão.

Por isso, as instituições de ensino superior mais renomadas do mundo apostam na gestão baseada em indicadores para ter insights inovadores e, claro, balizar a qualidade do ensino.

A seguir, três indicadores sobre os quais a IES deve ficar de olho quando o assunto é o progresso de alunos e professores

Tempo médio de permanência no AVA

  • O que esse indicador significa?

Primeiramente, o tempo de permanência dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem indica o engajamento com o conteúdo EAD disponibilizado. Quanto mais atrativo for o material, maior o tempo que os estudantes ficarão logados.

  • Como mensurar?

Em resumo, eis aqui um dado que pode ser facilmente acessado através da ferramenta que condensa as informações do AVA da sua instituição: o analytics da plataforma .

  • Com que frequência?

A frequência de avaliação do indicador pode ser mensal, mas deve estar adequada à rotina de gestão da IES. Leve em conta quando são realizadas as reuniões internas.

:: O Blackboard Open LMS oferece o PLD (Personalized Learning Designer) que, por exemplo, permite criar regras e ações específicas de acordo com o engajamento e desempenho dos alunos. Clique aqui e conheça

Progresso de alunos e taxa de aprovação nas disciplinas

  • O que esse indicador significa?

O percentual de alunos aprovados e reprovados nas disciplinas oferecidas pela IES são um ótimo indicador para avaliar a compreensão do conteúdo, em especial, conteúdo EAD. Uma matéria que esteja com alto índice de repetência merece atenção.

  • Como mensurar?

A taxa de aprovação está disponível para todos gestores de IES. Converse com professores e alunos das disciplinas que destoarem da média (para mais ou para menos). Você conseguirá planejar ações contra problemas  e também gerar benchmarks.

  • Com que frequência?

Esta é uma métrica semestral, pois depende do encerramento das disciplinas do semestre para ser levantada.

Capacitação e formação continuada dos professores

  • O que esse indicador significa?

Este dado indica a qualidade do ensino e do suporte que os estudantes estão recebendo. Além disso, o número é também um critério para obter a almejada nota 5 na avaliação do MEC .

  • Como mensurar?

Estabeleça uma política de incentivo à qualificação para professores tanto da modalidade presencial quanto EAD. Estabeleça metas e, depois, mensure a quantidade e o peso dos eventos e cursos dos quais os professores da IES participaram.

  • Com que frequência?

O acompanhamento deste indicador pode ser anual, pois não é tão simples levantar essas informações com muita frequência.

Próximos passos

Por fim, colocar em prática uma gestão mais norteada por indicadores da IES é o melhor caminho para oferecer maior qualidade de ensino. Com cada vez mais conteúdo EAD, é essencial observar métricas para compreender se as disciplinas e a instituição como um todo estão operando com a performance desejada. Conte com as soluções da Blackboard e os conteúdos da Sagah para otimizar e facilitar o controle destes e outros dados.