Carta Aberta à Comunidade Educacional

Prezados Clientes e Comunidade:

Hoje estamos fazendo alguns grandes anúncios que, sabemos, chamarão a atenção de muitos membros da comunidade da educação. Juntos, eles configuram uma ampla mudança em nossa estratégia de atendimento às instituições de educação, por isso gostaríamos de compartilhar algumas ideias sobre a nossa abordagem.

A principal mudança é a seguinte: a Blackboard está se transformando em uma plataforma de aprendizagem múltipla que apoia tanto softwares desenvolvidos comercialmente quanto soluções open source.

Por que?

Duas razões. Em primeiro lugar, essa mudança resulta de uma perspectiva mais ampla que vem surgindo ao longo dos últimos anos à medida que atualizamos nossa visão e missão. Ao invés de focarmos apenas no mercado de LMS – Learning Management Systems (Sistemas de Gestão de Aprendizagem), estamos nos voltando para todo o ciclo escolar do aluno nas instituições de educação com as quais atuamos. Essa visão mais abrangente fez com que criássemos plataformas complementares, como a Blackboard Collaborate, a Blackboard Mobile e a Blackboard Analytics. Além disso, expandimos o alcance de nossos serviços com a Blackboard Student Services e com o desenvolvimento de nosso programa de oferta de gestão online. Apenas quando adotamos uma perspectiva ampla da instituição é que ficam evidentes os maiores problemas existentes na educação. Nessa posição, pudemos ver em primeira mão como esses valores fundamentais de LMS se expandem quando se conectam e fortalecem outros sistemas com impacto direto na experiência educativa: mobilidade, colaboração em tempo real, aspectos analíticos, vida no campus, serviços aos alunos, entre outros. Queríamos, então, adotar uma estratégia que nos permitisse aumentar o poder dessas intersecções para as instituições, independentemente da escolha feita em termos de LMS.

Em segundo lugar, o aprendizado online continua crescendo no mundo todo, sendo aplicado a diversos desafios de aprendizagem todos os anos. Conforme aumenta o seu uso, a prática não apenas se expande, como também se especializa. O resultado para as instituições de educação é a necessidade de uma maior variedade de opções em relação aos sistemas, com diferentes pontos fortes e modelos de implementação para melhor atender cada situação em particular. Acreditamos que a Blackboard Learn é uma das plataformas mais versáteis e habilitadas disponíveis hoje. Também entendemos, no entanto, que nenhuma plataforma tecnológica oferece todas as respostas para o aprendizado online em suas diversas formas. Ao mesmo tempo, desenvolvemos conhecimentos robustos em consultoria, suporte e hospedagem, aspectos que a missão atual, relacionada aos programas de educação online, exige. Então, a notícia de hoje trata de levar esse conhecimento a mais instituições, escolham elas plataformas tecnológicas por nós desenvolvidas ou outras opções aceitas.

Mesmo que essa mudança possa surpreender, a realidade é que já prestamos o suporte necessário a uma série de clientes em diversas plataformas LMS.

Atualmente, temos mais de 3.000 clientes na Blackboard Learn, aproximadamente 400 clientes na ANGEL e mais de 1.000 clientes rodando a Blackboard Collaborate em escala corporativa.

No ano passado, mais de 20.000 escolas passaram a rodar a plataforma Edline. Isso faz da Blackboard a maior empresa de suporte para o aprendizado online em educação primária, secundária e ensino universitário no mundo todo.

Em resumo, nossa história de trabalho com grandes e variadas comunidades de clientes em todos os setores da educação, juntamente com a evolução das exigências do mercado e nossos produtos nos trouxeram até aqui. Acreditamos que estejamos agora em uma posição única para auxiliar sempre mais instituições a reunir os recursos certos para a sua marca de aprendizagem online. Isso é feito compreendendo suas metas e objetivos, avaliando os diferentes pontos fortes de diversas plataformas de aprendizagem e tecnologias relacionadas, e agregando o conhecimento prático necessário para auxiliar na implementação, integração e gestão dessa tecnologia a longo prazo.

Quatro iniciativas-chave

Para colocar essa estratégia em prática, lançamos hoje quatro iniciativas-chave:

  1. Lançamento de um novo produto: Blackboard Education Open Source Services;
  2. Aquisição da Moodlerooms e da NetSpot;
  3. A entrada de Chuck Severance na Equipe de Liderança Blackboard para conduzir nossas práticas Sakai;
  4. Continuidade do suporte para a plataforma ANGEL.

Gostaríamos, agora, de descrever mais detalhadamente cada uma dessas importantes iniciativas:

1. Lançamento do Blackboard Education Open Source Services 

Para ampliar nossa estratégia de plataformas de aprendizagem múltipla, estamos lançando um novo produto: o Blackboard Education Open Source Services. Ofereceremos uma variedade completa de serviços para prestar o suporte necessário a sistemas de aprendizagem open source, incluindo Moodle, Sakai e outros. Na verdade, atualmente já atendemos centenas de milhares de clientes que utilizam o Moodle ou o Sakai juntamente com uma ou mais de nossas soluções direcionadas à educação.

Ao longo dos últimos anos, temos aumentado esse suporte, com uma maior abertura de nossos sistemas e políticas, além de um suporte a padrões abertos através do IMS Global Learning Consortium. O lançamento do Blackboard Education Open Source Services é a próxima etapa natural nessa linha de evolução.

Ao apoiar a comunidade open source, esperamos contribuir de forma significativa em muitos aspectos. Mesmo que nossos planos nessa área ainda estejam em desenvolvimento, queremos, no mínimo:

  • Aumentar a contribuição de códigos de produtos abrangidos por nosso suporte e de atividades de desenvolvimento em espécie conduzidas em parceria com organizações de comunidades como a Moodle Trust;
  • Garantir apoio financeiro à Moodle Trust e a outras organizações de comunidades open source;
  • Continuar apoiando os encontros dessas comunidades, como o Moodlemoots, além de outros importantes eventos open source.

Nosso trabalho no espaço open source será guiado por diversos princípios. Em primeiro lugar, trabalharemos de forma a apoiar e honrar os valores da comunidade que atendemos. Em segundo lugar, vamos lutar para agregar novos valores às instituições que utilizam mecanismos open source por meio de ações, como, por exemplo, a iniciativa de conteúdo online e a construção de um ecossistema parceiro que possa valorizar a experiência LMS. Por fim, manteremos nosso foco no suporte a padrões abertos através de organizações como o IMS.

2. Aquisição da Moodlerooms e da NetSpot

Reconhecemos que o Moodle é a plataforma de aprendizagem mais utilizada no mundo, sendo assim, nossos esforços iniciais estarão majoritariamente focados no Moodle. Para garantir que sejamos um forte parceiro de nossos clientes nessa área, contamos agora com duas das empresas mais especializadas em serviços corporativos para o espaço LMS open source: a Moodlerooms e a NetSpot. Ao unir forças com essas empresas, acrescentamos mais de 700 clientes Moodle à nossa comunidade.

A Moodlerooms e a NetSpot continuarão operando de forma independente, mas formarão a base para o Blackboard Education Open Source Services. Os atuais clientes Moodlerooms e NetSpot não perceberão grandes mudanças, já que serão mantidos os mesmos grupos de liderança e as mesmas equipes de suporte, serviço e hospedagem. Os modelos de suporte ao cliente, de operações diárias e práticas de preços de ambas as empresas permanecerão inalterados.

Recentemente estivemos em Perth, na Austrália, juntamente com Lou Pugliese e Tom Murdock da Moodlerooms e Allan Christie da NetSpot para visitar Martin Dougiamas, fundador do Moodle e Diretor-Gerente da Moodle Pty Ltd, onde apresentamos nossos planos. “Em um primeiro momento, a decisão da Moodlerooms e da NetSpot de trabalhar sob a marca Blackboard pode parecer estranha a qualquer um da área”, afirmou Martin. “Entendo, no entanto, que essas três empresas tenham planos interessantes e sinergias. Estou feliz em declarar que a Moodlerooms e a NetSpot permanecerão sendo Moodle Partners e prometeram continuar prestando serviços ao Moodle, participando da comunidade e contribuindo financeiramente com o Moodle, exatamente como sempre fizeram.”

Estamos entusiasmados com o fato de que alguns dos principais membros da comunidade Moodle Partner passam agora a integrar a equipe da Blackboard, incluindo Lou, Tom, David Mills e Phill Miller da Moodlerooms e Allan, Mark Drechsler, James Strong, Stephen Watt e Brett Buchel da NetSpot. Com eles, fica garantida a continuidade dos serviços para os clientes já existentes e o aprimoramento de nossos conhecimentos para o suporte de novos clientes.

3. A entrada de Chuck Severance na Equipe de Liderança Blackboard

Para garantir a presença de um especialista Sakai in house, Chuck Severance, fundador e idealizador do Sakai Project e atual Membro do Conselho da Fundação Sakai, está se juntando à equipe Blackboard para coordenar as atividades do Sakai no Blackboard Education Open Source Services. Chuck tem a experiência técnica relacionada ao projeto Sakai e os contatos na comunidade Sakai para guiar nossa entrada nessa importante área.

4. Suporte contínuo para a Plataforma ANGEL

Ao mesmo tempo em que ampliamos a gama de plataformas abrangidas por nosso suporte, decidimos continuar prestando suporte à ANGEL, plataforma escolhida por mais de 400 instituições. Anunciamos anteriormente que prestaríamos suporte à plataforma ANGEL até 2014. Hoje gostaríamos de esclarecer, no entanto, que, por solicitação de nossos clientes ANGEL – que acreditam ser este o produto mais adequado às suas necessidades –, manteremos os serviços de manutenção e suporte por tempo indeterminado. Avaliaremos essa decisão novamente em breve e informaremos sobre quaisquer mudanças futuras nos planos de suporte. Também continuaremos criando novos recursos para os lançamentos da Blackboard Learn 9.1 e dos produtos da Moodlerooms. Ambas representam destinos muito interessantes para os clientes ANGEL que desejem adotar uma nova linha de produtos.

Concluindo

As instituições contam com muitas opções em termos de sistemas de aprendizagem e open source. Acreditamos que essas mudanças permitam que a Blackboard apoie ainda mais intensamente o trabalho por elas desenvolvido. Como sempre, sua opinião e colaboração são muito bem-vindas. Entre em contato pelos e-mails: michael@blackboard.com e ray@blackboard.com.

Michael Chasen
CEO, Blackboard Inc.

Ray Henderson
Diretor Técnico e Presidente de Plataformas Acadêmicas, Blackboard Inc.

 

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.