Blog

19 de agosto de 2014

Encontro reúne mais de 100 participantes de 25 instituições clientes Blackboard.

No dia 7 de agosto, cerca de 100 clientes brasileiros da Blackboard estiveram presentes no Encontro da Comunidade Blackboard Brasil, realizado no Insper, em São Paulo. Em sua primeira edição, o Encontro foi um dia de imersão dedicado exclusivamente a clientes da Blackboard com o objetivo de abordar novidades das plataformas, apresentar casos de sucesso de Instituições que usam o Blackboard para ensinar e aprender, além de promover o networking entre os usuários Blackboard. Com uma abordagem técnica e altamente focada, o evento -exclusivo para usuários das ferramentas Blackboard- contou com palestras das equipes brasileira e internacional da Blackboard, e com cases de três renomadas Instituições de Ensino brasileiras – IBMEC, Anhembi Morumbi e SENAC.

Abertura do evento por Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard Brasil

  Para abrir a agenda do evento, Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard Brasil, iniciou a programação apresentando o panorama atual da Blackboard Brasil, bem como a visão para 2020 e a missão da Blackboard: Reimaginar a Educação. Em seguida, ainda com foco na trajetória e perspectivas da Blackboard para os próximos anos, João Carlos da Silva, Engenheiro de Soluções da Blackboard, expôs a palestra “Inovações na Blackboard em 2014 e Além”, onde discorreu sobre como tendências educacionais globais se alinham aos objetivos institucionais e de que forma as inovações da Blackboard visam melhorar o compromisso com a aprendizagem e melhorar a adoção da tecnologia na educação.

João Carlos da Silva, Engenheiro de Soluções da Blackboard

  Já Dorota Ford estreou as participações da equipe internacional no evento. Dorota é Diretora Regional e especialista em Blackboard Collaborate, e apresentou novidades, tendências e cases de sucesso do Collaborate às 25 instituições, representadas por seus participantes, no evento.

Dorota Ford, Diretora Regional da Blackboard e especialista em Blackboard Collaborate

 

Antônio Kronemberger, Gestor Nacional de Soluções Corporativas, EAD e Parcerias do Ibmec

  Após a palestra sobre Collaborate, foi a vez de Antônio Kronemberger, Gestor Nacional de Soluções Corporativas, EAD e Parcerias do Ibmec, apresentar o primeiro case institucional: O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico. Antônio mostrou de que forma o Ibmec Online utiliza o Blackboard Collaborate não apenas na gestão de aprendizagem e educação à distância, mas também exemplos de como a plataforma foi utilizada também durante a avaliação nacional do MEC – que concedeu a nota máxima na avaliação do curso de pós-graduação da Instituição. Encontro da Comunidade Blackboard Brasil 2014 – Case IBMEC Para fechar as palestras do turno da manhã, Gabriel Cavalcante, Engenheiro de Soluções da Blackboard Brasil, exibiu a solução para MOOCs (Curso Online Aberto e Massivo, em tradução livre) da Blackboard, o Open Education, plataforma gratuita para clientes Blackboard e baseada na última versão do Learn, com acesso livre ao Mobile Learn e ao xpLor.

Gabriel Cavalcante, Engenheiro de Soluções da Blackboard Brasil

  Após o almoço, o Diretor Regional e especialista em Blackboard Analytics, Kent Chen, falou sobre Análise de Dados e Relatórios através do Blackboard Analytics e explicou como esta ferramenta pode auxiliar na compreensão e acompanhamento dos alunos e assim, melhor gerir os cursos oferecidos via LMS. Kent abriu a sequência de palestras do turno da tarde seguido por seu colega Bradley Morgan, Diretor de Serviços em Nuvem para Negócios Internacionais, que expôs uma visão geral e cases de sucesso dos Serviços em Nuvem da Blackboard.

Kent Chen, Diretor Regional da Blackboard e especialista em Blackboard Analytics

 

Bradley Morgan, Diretor de Serviços em Nuvem para Negócios Internacionais da Blackboard

 

Janes Tomelin, Diretor Acadêmico de EAD da Anhembi Morumbi

  A palestra seguinte foi a apresentação do case de sucesso da Anhembi Morumbi. Janes Tomelin, Diretor Acadêmico de EAD da Instituição, mostrou as melhores práticas no uso do Blackboard Mobile através do tema “Instrução e Cooperação no Uso de Recursos Mobile”. Sua explicação teve como objetivos conceituar e diferenciar a Aprendizagem Instrucionista e a Aprendizagem Cooperativa; Demonstrar recursos e necessidades para a Aprendizagem Instrucionista; e Apresentar as potencialidades para se avançar no modelo de Aprendizagem Cooperativa.   Encontro da Comunidade Blackboard Brasil 2014 – Case Anhembi Morumbi  

Alcir Vilela Jr e Izabella Saadi Reis, Coordenador de EAD e Coordenadora Pedagógica do Senac, respectivamente.

  Na sequência, mais um caso institucional foi apresentado. Dessa vez, sobre o Senac, Alcir Vilela Jr e Izabella Saadi Reis, Coordenador de EAD e Coordenadora Pedagógica, respectivamente, discorreram sobre a “Educação a Distância no Senac: Desafios e Perspectivas”. Os coordenadores explicaram como o Senac faz a gestão de EAD em seus 2 polos de graduação e nos 251 polos de pós-graduação e extensão.   Encontro da Comunidade Blackboard Brasil 2014 – Case SENAC

  Para encerrar o evento, Marie Hanabusa, Gerente de Localização da Blackboard, deu a última palestra do Encontro, onde apresentou o Programa de Localização da Blackboard. Marie explicou que seu objetivo é tornar as ferramentas cada vez mais adaptadas à realidade local de cada país onde a Blackboard está presente, de forma que a informação, o conhecimento e as ideias possam ser compartilhadas entre pessoas ao redor do mundo, tendo sempre em foco a missão da Blackboard: Reimaginar a Educação.

Marie Hanabusa, Gerente de Localização da Blackboard

 

Encontro da Comunidade Blackboard Brasil