Blog

16 de Maio de 2018

Acompanhe os destaques da Blackboard no Encontro da Comunidade 2018

Encontro da Comunidade 2018

Representantes de diversas instituições de ensino superior do Brasil discutiram os desafios do mercado, compartilharam soluções educacionais e debateram tendências tecnológicas durante o Encontro da Comunidade Blackboard & SAGAH. O evento ocorreu ao longo da quarta-feira, 16 maio, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo.

O Encontro da Comunidade contou com palestras, workshops, demonstrações técnicas e divulgação de cases de sucesso. As apresentações foram conduzidas por profissionais da Blackboard, do Moodlerooms e da SAGAH, além de clientes e de gestores do Grupo A.

Leia também: O que é ensino híbrido e por que ele é tendência?

Vice-presidente de Ensino e Aprendizagem da Blackboard, o norte-americano Phill Miller foi o primeiro a falar. De maneira dinâmica, ele abordou a transição para o ambiente de aprendizagem da próxima geração – rememorando a época em que a execução de determinadas tarefas foi revolucionada pela Microsoft.

“Assim como o Office integrou ferramentas distintas para melhorar a experiência e o fluxo de trabalho dos usuários, a Blackboard também caminha para a criação de uma suíte de soluções”, disse. “Ser apenas um LMS já não é suficiente para atender à necessidade dos alunos e dos professores.”

Ele explicou que a empresa enxerga o futuro a partir de quatro princípios:

  1. Ferramentas simples, mas ao mesmo tempo potentes;
  2. Sistema desenhado para todo o tipo de dispositivo;
  3. Expansão da acessibilidade – caso do Ally, lançado pela Blackboard em 2017;
  4. Aprendendo 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Leia também: Comunidade Online da Blackboard com espaço dedicado a clientes brasileiros

Cases de Sucesso e novos serviços

Após as palavras de Miller, a especialista de Adoção de Soluções Educacionais no Grupo A, Fernanda Furuno, conduziu um workshop com a presença de todos os participantes. À tarde, após o almoço, o Encontro da Comunidade promoveu palestras simultâneas e direcionadas a clientes específicos de Blackboard, Moodlerooms e SAGAH.

Na apresentação sobre as soluções tecnológicas Blackboard, Rodrigo Estevam, diretor de TI da Unigranrio, do Rio de Janeiro, destacou os benefícios do analytics produzido pelo LMS Blackboard. Segundo ele, os gráficos e relatórios aperfeiçoam os professores, à medida em que estes recebem a mesma capacitação dos diretores.

“Também é possível acompanhar a quantidade de vezes em que os alunos – e mesmo os docentes – acessam a plataforma”, explicou Estavam. Para a interpretação desses e de outros dados, porém, o ideal é ter em mãos o plano pedagógico dos professores.

Já Adriano Novaes, diretor da ESAMC, de Uberlândia, destacou o uso de vídeos no LMS e aplicabilidade da ferramenta: são coisas que atraem os estudantes. “E sabemos que os alunos que mais ficam na plataforma são os que têm maiores índices de aprovação”, afirmou.

O diretor de Consultoria na Blackboard, Régis Coimbra, deu uma breve explanação sobre os novos serviços oferecidos pela empresa ao redor do globo. Os clientes aproveitaram o ensejo para dirimir dúvidas e outras questões.

Já durante o workshop 5 coisas que você deve conhecer no seu LMS, Analía Hernandez e Fernanda Furuno, da área de Adoção de Soluções Educacionais no Grupo A, demonstraram as novas funcionalidades da plataforma, entre elas download offline e programação de envio de e-mails.