O LMS Social

O que é aprendizado informal? E um LMS (Learning Management System) Social? A resposta é dada por Jenn Riddle, representante de marketing de educação profissional da Blackboard, nesse texto publicado no blog da Blackboard Internacional. Conheça uma forma mais social de ensino.

Por Jenn Riddle

Nossa postagem recente a respeito dos 5 Mitos Sobre o Aprendizado Informal levantou uma instigante discussão quanto ao aprendizado informal no ambiente de trabalho. Queremos elaborar esse texto em cima dessa discussão aqui, já que ela traz à tona alguns aspectos fundamentais sobre a importância das diferentes estratégias usadas atualmente no ambiente de treinamento profissional.

Boa parte desse debate baseou-se em um comentário de alguém que queria saber qual era a nossa definição de aprendizado informal. Seu questionamento foi: se o aprendizado informal é definido como qualquer aprendizado que ocorre fora de uma sala de aula, então ele não seria simplesmente uma parte normal de nossas interações cotidianas, ao invés de uma nova estratégia usada por educadores profissionais? Será que se trata de algo que realmente pode ser direcionado, quantificado e orientado rumo a uma meta mais abrangente? E será que um Sistema de Gestão de Aprendizado (LMS – Learning Management System) realmente contribui para esses processos informais?

Em nossa resposta, começamos explicando o que entendemos por aprendizado informal. Embora não seja algo recém inventado, o aprendizado informal é finalmente rotulado e definido na comunidade didática profissional. Caso se defina o aprendizado formal como aquele com se dá tradicionalmente em sala de aula, pode-se, de fato, argumentar que qualquer educação que ocorra fora da sala de aula é informal. No entanto, há certamente formas mais estruturadas de aprendizado informal do que outras (isto é, bate-papos de corredor comparados a fóruns de discussão online ou comunidades de prática). Acreditamos, sem dúvida, que é válido experimentar e mensurar esse tipo de aprendizado quando possível, a fim de ilustrar o seu impacto sobre os negócios.

Quanto ao fato de um LMS ser capaz ou não de cultivar o aprendizado informal, começaríamos afirmando que não somos um LMS tradicional, mas que a Blackboard é um LMS social. O nosso produto Blackboard Learn facilita o aprendizado social e o informal, tanto dentro de um curso de treinamento formal quanto fora dele. Sendo assim, você está bem servido por todos os lados!

Dentro de um curso, o Blackboard Learn oferece plataformas para wikis, blogs, grupos e fóruns de discussão a fim de garantir que os seus alunos estejam se comunicando informalmente uns com os outros e com o instrutor. Além disso, nossas soluções também promovem a troca de informações no âmbito de uma organização mais abrangente. O módulo comunitário da Blackboard permite que você estabeleça comunidades de prática onde indivíduos com interesses comuns possam se reunir para fazerem perguntas, estabelecerem contatos e socializar.

Mesmo que as soluções da Blackboard ainda gerenciem o conteúdo dos cursos como um LMS tradicional, a nossa integração dessas importantes ferramentas sociais e informais é o que nos destaca como um LMS social.

Adoraríamos saber o que você acha do rótulo “LMS social”. Para aqueles já familiarizados com a Blackboard, essa descrição soa verdadeira? Caso contrário, você nos considera como um LMS tradicional?

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.