Treinamento corporativo: como inovar e engajar sua equipe

O mundo mudou, as formas de comunicação não são mais as mesmas, as interações pessoais tornaram-se diferentes e a educação também sofreu suas mudanças. Nesse contexto, as empresas tiveram que buscar novas formas de capacitar e engajar seus colaboradores em suas iniciativas de treinamento corporativo.

A inovação no treinamento corporativo

A inovação na capacitação de equipes foi abordada num dos nossos artigos sobre tendências no treinamento para empresas. Dentre os itens abordados, o aprendizado informal se destaca como uma estratégia de fácil implantação nas empresas, por sua relação direta com os hábitos dos colaboradores.

O aprendizado informal é o conhecimento ou habilidade adquirida em nosso dia a dia, seja através do brincar, de um jogo, uma conversa ou mesmo apenas da observação. A aprendizagem informal é constante em nossas vidas e, com a internet e suas ferramentas (redes sociais, vídeos, conteúdo mobile, etc), temos visto as nossas possibilidades de obter conhecimento serem ampliadas a cada dia.

No ambiente empresarial, o aprendizado formal, ou seja, capacitação em sala de aula (física ou virtual), com auxílio de um especialista, ainda é o modelo preferido pela maioria das empresas, por apresentar formas mais claras de mensuração de resultados. No entanto, a informalidade no processo de capacitação vem ganhando espaço nas organizações pelo seu potencial de engajamento, ao trazer para o universo corporativo, de maneira inovadora, práticas de aprendizado comuns em nosso cotidiano.

Modelos de treinamentos que engajam

Sabe-se que as pessoas gastam muito tempo em redes sociais ou na internet, com foco em autoaprendizado. Algumas empresas já perceberam essa tendência comportamental e criaram redes sociais corporativas, motivando a troca de informação entre equipes e possibilitando um acesso organizado e dinâmico ao conhecimento.


Conferências, webinars, vídeos, podcasts, livros, e-books, jogos educacionais, entre outros recursos, também têm sido cada vez mais utilizados no desenvolvimento de equipes. E, em muitos casos, o instrutor passa a dar orientações sobre as melhores formas de se obter conhecimento, esclarece dúvidas, sem a necessidade de um suporte constante aos participantes. O processo de aprendizagem torna-se, então, mais flexível para o colaborador e a empresa ganha em performance e redução de custos.

A melhor forma de inovar nos treinamentos da sua empresa

Independentemente do modelo de treinamento corporativo que você escolher, é fundamental avaliar o perfil dos seus colaboradores e quais são os objetivos do seu negócio. Além disso, vale analisar como os resultados de suas ações poderão ser mensurados e de que forma – e em quanto tempo, todo esse conhecimento adquirido será aplicado no dia a dia da empresa.

Vale ressaltar que o uso de plataformas digitais contribui muito para a eficácia dos treinamentos, já que organiza o sistema aprendizagem, facilita o acesso aos conteúdos e permite um maior controle do desempenho dos participantes. E quando esse processo é adaptado para o ambiente mobile, a capacitação pode se dar fora dos limites da empresa, aumentando ainda mais o impacto da educação corporativa.

A Blackboard possui diversas soluções online para treinamento corporativo adaptadas para qualquer forma de aprendizado, saiba mais sobre nossos produtos e descubra qual se adapta melhor para a realidade da sua empresa.