Salas virtuais X salas tradicionais: qual a melhor opção para sua empresa?

imagem 1Reuniões de times entre diferentes equipes, encontros com clientes ou com colegas de outras sedes. Quem atua no mercado de trabalho já sentiu necessidade de entrar em uma sala para apresentar uma proposta, debater estratégias ou divulgar metas. Seja qual for a sua necessidade, neste artigo você lerá sobre as vantagens da utilização de salas virtuais para videoconferência e treinamentos online em sua empresa e verá como outras organizações têm reinventado de forma criativa o uso das tecnologias para atingir seus resultados.

Quer saber se deve investir em capacitação online para seus colaboradores? Leia esse outro artigo, 5 vantagens do treinamento a distância nas empresas e tire suas dúvidas.

As vantagens das salas virtuais

É indiscutível que as salas virtuais podem substituir os ambientes tradicionais, provocando economia de tempo e de recursos. A internet aproxima as pessoas. Dessa forma, um ambiente virtual pode colocar em contato, na mesma sala, colegas de diferentes lugares do mundo.

Com as facilidades da tecnologia, hoje é possível trabalhar em qualquer lugar. Se você é gestor de uma empresa, pense em quantas vezes já participou de reuniões por meio de videoconferência – ou quantas vezes um encontro a distância, em uma sala virtual, teria sido suficiente para resolver determinado assunto, no lugar de levar todo um time para a mesma sala.  

Além disso, as salas virtuais podem ser utilizadas em diferentes dispositivos: computadores, notebooks, tablets e celulares, tornando-as verdadeiros escritórios portáteis. Dessa forma, não é necessário criar uma sala física adaptada para a videoconferência, já que é possível que cada um acesse individualmente o ambiente.

Para usar a tecnologia de salas virtuais em reuniões, são necessários somente uma internet com qualidade adequada e equipamentos que suportem seu uso, além de uma certa capacitação para que os usuários consigam tirar o maior proveito de suas possibilidades.

Criatividade na utilização

Como já falamos anteriormente, as salas virtuais podem ser utilizadas em treinamentos a distância, reduzindo custos e otimizando recursos de sua empresa.

No entanto, diferentes setores da empresa podem tirar proveito de ferramentas que facilitem encontros online. Já há muitos anos, equipes de RH utilizam salas virtuais como ambientes de recrutamento. Assim, as empresas ficam muito mais próximas de profissionais de ponta, que podem atuar em outras cidades ou países.

Organizações multinacionais também costumam utilizar webconferência para aproximar seus times internacionais, trocando conhecimentos e alinhando expectativas.

imagem 2

Salas virtuais facilitam investimentos em tempo real

Imagine, além disso, utilizar as salas virtuais para resolver grandes obstáculos do seu negócio, como comunicar-se em tempo real com inúmeros clientes?

Esse é um desafio presente em algumas áreas de atuação, como financeiras. Com a ajuda de salas virtuais, os pregões da bolsa e outros investimentos podem ser comentados ao vivo. Dessa forma, os analistas podem dar sugestões de aplicações com agilidade, utilizando uma sala única ou múltiplas salas simultâneas.

Há possibilidade de realizar transmissões em HD, por meio de salas que permitem comentários e interações dos participantes. Áudio e vídeo de alta qualidade facilitam um encontro mais envolvente, fazendo com que a tecnologia se torne uma aliada. Também é possível exibir filmes explicativos em alta resolução durante uma conferência.

Complementarmente, as traders utilizam esses ambientes para compartilhar as aplicações com outros investidores profissionais e também para formar novos investidores.

Analista de mercado financeiro da Clear Corretora, Raphael Figueiredo utiliza as salas virtuais Blackboard Collaborate. Ele comenta que as soluções ajudam de forma ágil e prática no contato com os clientes, alinhando-se à estratégia da empresa:

“As ferramentas permitem a troca de informação e conteúdo na velocidade que o nosso mercado exige”, garante.

Teste grátis

A essa altura, você já está convencido de que as salas virtuais podem gerar economia de tempo e investimentos para a sua empresa. Agora, quer experimentar a melhor ferramenta disponível no mercado?

Você pode testar gratuitamente o Collaborate por 30 dias. Após preencher o formulário, será enviada uma sala virtual para seu uso exclusivo, com dicas para tirar o melhor proveito de todos os recursos disponíveis. Não é necessário baixar nenhum programa: o Blackboard Collaborate é totalmente virtual, acessado por meio de seu navegador. Comece agora mesmo!

Veja também outras vantagens e depoimentos de quem já utiliza as salas virtuais Blackboard.