Moodle para empresas: veja como Moodlerooms pode inovar a aprendizagem corporativa

Praticamente todos os aspectos de nossa sociedade atual mudaram por intermédio da tecnologia. Na educação não seria diferente. Ferramentas como o Moodle para empresas  facilitam ainda mais a adoção de práticas de EAD por parte de instituições e empresas, onde os participantes dos cursos geralmente possuem horários mais limitados e precisam de opções de aprendizagem mais autônomas e dinâmicas.

A tecnologia serve como um pilar do desenvolvimento de novas práticas educacionais. Foco no aluno, personalização da aprendizagem e democratização do ensino são três dos principais benefícios trazidos pela educação à distância.

Essa expansão do ensino através de plataformas de EAD já acontece em instituições de ensino e esses casos podem servir de grande inspiração para empresas de diversos segmentos, pois a implementação na modalidade EAD é feita em grande escala, mas mantendo os valores organizacionais e o elo de comunicação necessário entre professores, alunos e demais envolvidos na comunidade acadêmica. Essa dinâmica pode ser reproduzida no meio empresarial, incentivando o crescimento profissional dos colaboradores e, por consequência, da empresa.

Como o Moodlerooms revolucionou o EAD do UNASP

Veja o exemplo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), que passou a utilizar o Moodlerooms, o sistema de gestão de aprendizagem da Blackboard, uma ferramenta que otimiza e personaliza o treinamento corporativo online. O UNASP queria oferecer cursos a distância que tornassem o aluno a figura central do ensino, não mais apenas o professor.

Para este fim, o Moodlerooms acabou por ser a plataforma ideal, pois através do seu sistema de otimização da aprendizagem é possível direcionar a atenção e planejamento para a jornada de cada aluno participante do curso, individualmente. Através de recursos do PLD (Personalized Learning Designer), a empresa garante o acompanhamento personalizado e automatizado do rendimento e progresso de cada colaborador. O aluno desempenha um papel mais ativo e participativo na evolução do conteúdo, porém é auxiliado pelo programa.

image1 image2

Em 2016, o UNASP teve mais
de 5 mil alunos no EAD.

Nos 7 primeiros meses de 2017,
um aumento para 6.500 estudantes.

Na instituição, os cursos a distância são de pós-graduação e de extensão. Mas, a partir de 2018, também serão ofertados cursos EAD na graduação: Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia e Letras.

Como o Moodle para empresas pode alavancar o seu negócio

Ainda dentro do caso UNASP, existe um exemplo de como treinamentos EAD podem ser incorporados por empresas. Nem todos os professores aceitaram com naturalidade as novas modalidades de ensino online. Então, para auxiliar na mudança de cultura da maneira mais orgânica possível, os professores participam de atividades complementares para se atualizarem e capacitarem em seus campos de conhecimento utilizando a plataforma tecnológica. Com isso, a familiaridade do docente com o sistema aumenta e a resistência diminui, pois o colaborador da universidade consegue sentir na prática como funciona o EAD.

A instituição de ensino vem crescendo em quantidade de alunos, devido à qualidade do ensino que consegue manter em seus cursos EAD. E a plataforma Moodlerooms tem papel fundamental nessa expansão. Segundo o Diretor de Produções e Processos do campus Virtual do UNASP, Valcenir do Vale Costa, o Moodlerooms é “o canal de comunicação entre instituição e aluno, além de ser onde todo o nosso conteúdo está publicado”.

Na instituição, os estudantes podem fazer 20% de sua carga acadêmica na plataforma virtual. São cerca de 15 mil estudantes participantes dessa modalidade em diversos programas a distância e 400 em cursos de pós-graduação.

Sobre o Moodlerooms, segundo Costa, o UNASP conta “com uma plataforma robusta, acessível e com suporte tecnológico. Além de diferenciais importantes como: diferentes relatórios, mais usabilidade, design de interação mais sofisticado e limpo. O resultado disso é uma maior adesão por parte dos professores e, principalmente, dos alunos”.

Além do foco na jornada individual do aluno e em um maior engajamento dos colaboradores, o Moodlerooms também otimiza o tempo da equipe responsável pelos treinamentos, através de ferramentas de automação de regras e ações; além da flexibilização de horários dos cursos, reduzindo distâncias. Assim, é possível ampliar o campo de atuação na capacitação corporativa, como fez o UNASP.

O ensino depende do professor, mas a aprendizagem, do aluno. Nas modalidades a distância, os participantes são estimulados a complementar o conteúdo passado em diferentes lugares. A partir deste caso e de muitas outras instituições e empresas que utilizam os serviços do Moodlerooms, podemos afirmar que o uso de tecnologias conectadas para promover a capacitação profissional dos funcionários de uma empresa só traz bons frutos para o seu negócio.

Ficou interessado? Saiba mais o que o Moodlerooms pode fazer por sua empresa