EAD para empresas: redução de custos em seus treinamentos

O uso do EAD para empresas é tendência porque bons gestores reconhecem a importância de treinamento objetivo e efetivo dentro das organizações. A gestão do conhecimento já é vista como vantagem competitiva no cenário corporativo. Soluções de ensino a distância facilitam o acesso à informação e proporcionam uma avaliação mais objetiva dos treinamentos realizados.  

Capacitar os colaboradores não os torna apenas mais eficientes em suas funções do dia a dia, mas também ajuda a desenvolvê-los como profissionais e, potencialmente, como líderes. A Pesquisa MOT/ABTD/Revista T&D de 2014 destaca: “O foco dos investimentos em treinamento e desenvolvimento está se deslocando da sustentação para a significação, da contribuição em horas trabalhadas para a contribuição com ideias, da posição política para o desempenho com maior valor agregado, do trabalho para o talento”.

Segundo dados da mesma pesquisa, o treinamento presencial clássico é utilizado como único processo em apenas 23% das empresas participantes. Cada vez mais as organizações estão procurando alternativas aos formatos tradicionais de capacitação. Essa tendência pode ser explicada por inúmeros fatores. Morosidade do processo, número de horas despendidas, falta de métodos de avaliação objetivos e altos custos são apenas alguns dos que podem ser citados. Nesse cenário, o EAD para empresas surge como alternativa para facilitar e dinamizar essas capacitações.

Como é possível reduzir custos na área de treinamento e desenvolvimento

Como o EAD para empresas pode reduzir custos em treinamentos

Poucas são as empresas que hoje operam integralmente na mesma cidade, estado ou até mesmo país. Os gastos para a capacitação de equipes que atuam em áreas geográficas diferentes são altos e tendem a crescer com o passar dos anos. Despesas com transporte, alimentação e hospedagem para funcionários e instrutores podem culminar em somas muito altas. E como a capacitação geralmente acontece durante o expediente, acaba por afastar os colaboradores de sua rotina, por vezes diminuindo sua produtividade imediata.

Utilizar soluções de EAD para empresas corta esses custos imediatamente. Ao fazer uso de uma plataforma online de aprendizagem, os conteúdos ficam todos disponíveis em um único ambiente virtual, que pode ser acessado por todos os colaboradores simultaneamente. Esse sistema também serve como repositório do conhecimento da empresa. Como é possível acessar os cursos por tempo indeterminado, diminuem-se gastos com a contratação de instrutores para treinar novas contratações.

Algumas soluções também permitem o acesso através de smartphones ou tablets, proporcionando mais autonomia ao funcionário. Cerca de 27% das empresas pesquisadas pela Revista T&D já fazem uso das tecnologias mobile em seus treinamentos. As dinâmicas que podem ser usadas numa capacitação online são diversas, com o auxílio de vídeos, jogos e webinars, entre outros. Ao fazer uso de todo esse potencial, o processo de aprendizagem torna-se mais dinâmico, objetivo e eficaz. Isso resulta em uma curva de aprendizado menor, que exige menos horas para ser completada.

O fim dos gastos desnecessários

A utilização de ferramentas que permitem comunicação ao vivo também diminuem custos ao evitar deslocamentos desnecessários. Soluções como essa permitem que, caso seja o mais apropriado para sua empresa, a capacitação ainda conte com instrutores. Dessa forma, porém, não é mais necessário viajar ou custear a vinda destes até a sede da empresa.

A pesquisa da Revista T&D aponta que essa já é uma tendência dentro das organizações, com 35% das empresas entrevistadas relatando usar softwares que possibilitam videoconferência ou audioconferência em seus treinamentos. Além disso, essas salas virtuais também podem ser usadas no dia a dia, para reuniões e webinars.

Investir na capacitação dos funcionários é investir no futuro da própria organização. As soluções de EAD para empresas permitem reduzir certos gastos sem comprometer a qualidade e confiabilidade do treinamento. Algumas delas ainda podem inclusive facilitar a rotina dentro de grandes corporações.

Você já utilizou plataformas de ensino a distância em treinamentos? A economia ao optar pelo uso da tecnologia na capacitação faz parte da realidade de sua empresa? Conte pra gente nos comentários!