EAD para empresas: conhecendo o cenário no Brasil

Com o atual crescimento tecnológico nos métodos educacionais, a educação a distância tem sido um dos segmentos mais beneficiados. Ideal para companhias que desejam otimizar e potencializar seus colaboradores, a EAD para empresas se tornou um trunfo para que corporações cresçam.

“Percebemos que a educação a distância vive não apenas um momento de expansão, mas também de independência, no sentido de não se comparar tanto ao presencial. Inclusive, temos acompanhado diversas estratégias de EAD que começaram a ser implantadas em cursos presenciais, como o uso de conteúdos variados, vídeos, diferentes ambientes de aprendizagem, metodologias e tecnologias diferenciadas”, disse Betina von Staa, responsável pela coordenação técnica do Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2015/2016, da ABED.

O Censo  busca, anualmente, disponibilizar as informações, dados e projeções sobre educação a distância no país. Desta forma, diversas áreas deste segmento da educação são analisadas e apuradas, entre elas, a EAD para empresas.

O perfil dos alunos de EAD para empresas

“O Censo EAD.BR 2015/2016 contabilizou 5.048.912 alunos, sendo 1.108.021 em cursos regulamentados totalmente a distância e semipresenciais e 3.940.891 em cursos livres corporativos ou não corporativos. São 1.180.296 alunos registrados a mais do que em 2014.”

Essa informação demonstra o crescimento contínuo deste ramo educacional, sugerindo uma satisfação cada vez maior dos alunos e das corporações com a eficácia e a capacidade de engajar que os cursos de educação a distância proporcionam.

Segundo este mesmo estudo, ”os cursos livres destinaram­‑se a 1.880.165 alunos em cursos de iniciação profissional e 137.092 alunos em cursos corporativos da mesma categoria; 1.001.819 estudantes em treinamento operacional e 137.092 em cursos corporativos da mesma modalidade.”

Esses dados são empolgantes para o segmento de EAD para empresas, tanto para os fornecedores dos cursos quanto para as companhias consumidoras. O aumento de alunos incentiva as instituições fornecedoras a manter a excelência, e os consumidores passam a investir mais em ações de educação a distância, em razão de seus resultados positivos.

O problema da evasão

Os entrevistados pelo Censo 2015/2016 apontam a falta de tempo como uma dos principais justificativas para a evasão em cursos a distância. Esse quesito reforça a necessidade de que treinamentos sejam contratados e executados após uma profunda análise sobre os métodos mais adequados para o negócio e sobre a disponibilidade dos colaboradores.

Entretanto, é interessante desmistificar a questão de falta de tempo dos colaboradores, já que a educação a distância pode ser grande aliada de profissionais que possuem rotinas de trabalho atribuladas, horários diferenciados ou a necessidade de deslocamentos frequentes.

O investimento em EAD para empresas

Entre os tipos de cursos presentes no mercado brasileiro, os livres corporativos e não corporativos estão entre os que mais tiveram aumento nos investimentos. Isso revela um cenário positivo para a educação a distância focada em empresas no Brasil, sugerindo uma quebra de barreiras quanto ao engajamento dos colaboradores ao método e à capacidade de monitoramento e gestão dos resultados.

aaaaCenso EAD BR 2015/2016
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Ainda, segundo o estudo da ABED, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é a ferramenta de compartilhamento de recursos digitais mais utilizada pelas empresas, que tendem a aproveitar todas as opções de comunicação que a plataforma oferece. O e-mail está entre os meios de comunicação mais utilizados, seguido pelo fórum, chat, ferramentas de avisos, rede social interna, avisos automáticos e SMS.

O uso completo das opções de comunicação oferecidas pelo AVA demonstra que as plataformas EAD estão cada vez mais inseridas na rotina das empresas, o que acaba exigindo do mercado soluções mais robustas, customizáveis e fáceis de usar.

Considerações finais

Em síntese, o Censo EAD.BR 2015/2016 revela que a educação a distância para empresas já é uma realidade no Brasil e tende a aumentar o seu impacto no mercado de educação, contribuindo para o desenvolvimento de mais pessoas e gerando melhores resultados para vários negócios.

E na sua empresa, as capacitações online são uma realidade? Os resultados obtidos têm sido satisfatórios? Aproveite para avaliar suas ações e descubra se seus treinamentos são realmente eficazes, respondendo nosso QUIZ.

Caso queira implementar a educação a distância na sua empresa, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, as Salas Virtuais e os Treinamentos Customizados Blackboard são excelentes opções de investimento. Se você deseja capacitar seu time, de forma prática e confiável, sem perder qualidade e performance, vale a pena conhecer nossas soluções!