Como otimizar o treinamento corporativo com conteúdos customizados

Já está claro que ter uma equipe de colaboradores engajada e instruída é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Em razão disso, os Treinamentos Corporativos ganharam terreno e têm se tornado uma ferramenta importante na busca pelo sucesso empresarial.

Relembre as 3 razões básicas para investir em educação corporativa.

Entretanto, é importante frisar que os cursos corporativos não são uma fórmula mágica capaz de alavancar um negócio de um dia para o outro. É preciso analisar os pontos fortes e fracos dos colaboradores e saber como engajá-los com conteúdos relevantes e alinhados aos objetivos da organização.

Todo esse planejamento de um projeto de capacitação de equipe envolve alocação de tempo e conhecimento dos gestores da área e/ou profissionais de RH – o que muitas vezes se torna inviável para a empresa. Uma solução, nesses casos, é utilizar conteúdos customizados por fornecedores especializados em produzir cursos que, de forma didática e prática, atendem a necessidades específicas das organizações.

Medidas como esta aproximam os treinamentos da realidade dos colaboradores e contribuem muito para o impacto positivo em suas rotinas de trabalho. Pesquisas mostram que quanto mais práticos e dinâmicos forem os treinamentos realizados pela empresa, maior a possibilidade de se formar e manter a equipe engajada e alinhada aos objetivos do negócio.

Abaixo, listamos alguns modelos de conteúdos customizados e explicamos porquê eles são capazes de otimizar seu staff.

Modelos de Customização

A Gamification é um artifício bastante utilizado quando o intuito é tornar seus treinamentos mais pessoais e personalizados. Ela basicamente utiliza o raciocínio do desenvolvimento de jogos para transmitir conhecimento de forma mais interativa, auxiliando na motivação das pessoas e, consequentemente, na condução dos negócios.

Dessa forma, aborda os conteúdos de maneira mais leve e imersiva, tornando o estudo mais instigante. Esse tipo de estímulo é extremamente eficaz, pois o próprio colaborador busca os materiais através da plataforma utilizada, desenvolvendo lideranças, estimulando a criatividade e incentivando o trabalho em equipe.

A utilização de E-books customizados também é uma excelente maneira de engajar e captar a atenção de seus colaboradores. Ao compilar os conhecimentos necessários para os treinamentos, eles podem ser acessados com facilidade e a qualquer momento, o que gera uma certo conforto nos momentos de estudo, em especial para aqueles que possuem uma rotina mais atribulada.

O Storytelling é uma ótima maneira de captar a atenção dos funcionários. Utilizando um design atrativo e uma história relevante para o público, esse método facilita na absorção do conteúdo e no engajamento da equipe. Para muitas perfis de profissionais, misturar entretenimento e conhecimento é uma excelente estratégia para um treinamento de sucesso.

As Pílulas de Aprendizado ou pequenas porções de aprendizado possuem enorme eficiência entre os colaboradores. Através da flexibilidade, essa solução se torna prática e de baixo custo – já que podem assumir diversos formatos e são mais curtas. Podcasts, vídeos, imagens, textos e outros artifícios são oferecidos ao aluno em pequenas sessões sequenciais e progressivas.

Este é um ótimo recurso para complementar os treinamentos presenciais e também engajar os novos entrantes no mercado de trabalho, a geração Y, que tem como uma das principais características períodos de atenção de curta duração.

Considerações Finais

Conteúdos customizados são recursos fortíssimos para empresas que desejam otimizar suas equipes. Ter materiais pensados estritamente para seus colaboradores e com o intuito de resolver os pontos fracos de seu negócio é uma saída ideal para quem deseja otimizar tempo de seus gestores e profissionais de RH e obter resultados assertivos.

Visite a nossa página de Treinamentos e Conteúdos Customizados e confira alguns exemplos do que a Blackboard pode oferecer para a sua empresa.