Como escolher o melhor Sistema de Gestão de Aprendizagem

Já não é novidade que a tecnologia está mudando a forma como as pessoas se relacionam, seja na comunicação pessoal, no trabalho e até mesmo na educação empresarial. Para que essa evolução ocorra com qualidade, é fundamental que você, enquanto gestor, conheça as necessidades de sua corporação para optar pelo Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) que melhor se adapta aos seus objetivos.

Nas empresas, os treinamentos online podem ser a forma de manter os diversos times capacitados, sem ter que disponibilizar um grande investimento de tempo e dinheiro. Você pode saber mais sobre isso no texto 5 vantagens do treinamento a distância nas empresas.

Neste artigo, você vai entender os diferentes sistemas de gestão de aprendizagem e quais suas vantagens. Assim, ao final da leitura, estará apto a decidir qual a melhor alternativa para a sua empresa.

Plataforma gratuita ou paga

Existem diversos Sistemas de Gestão de Aprendizagem gratuitos no mercado. Vale ressaltar, no entanto, que o fato de você não pagar pela plataforma não significa que não terá gastos. Isso porque todo o suporte, configuração e manutenção, fundamentais para que ela funcione adequadamente, serão por sua conta.

Ou seja, você precisará de programadores que entendam a linguagem da ferramenta; precisará criar uma equipe interna que se dedique a fazer as formatações necessárias e a entender suas especificidades, já que não há suporte ou equipe técnica disponível.

Se você não tem interesse em manter uma equipe interna dedicada, talvez seja melhor optar por um Sistema de Gestão de Aprendizagem pago. Em geral, eles oferecem configuração e adaptação da ferramenta aos seus objetivos, além de manutenção e hospedagem dos dados.

Hospedagem na nuvem ou em servidor próprio

Por muito tempo, as empresas investiram em Sistemas de Gestão de Aprendizagem hospedados em servidor próprio, o que dá uma falsa sensação de segurança dos dados. Hoje, sabe-se que a hospedagem na nuvem permite atualizações automáticas e APIs abertos, além de garantir a segurança dos dados dos usuários.

Nesse sentido, a auto-hospedagem pode colocar a organização em risco, já que exige grandes investimentos em infraestrutura para evitar falhas de servidor ou invasão de hackers. Já a hospedagem na nuvem não requer preocupações com compra ou configuração de servidor ou softwares, nem exige o deslocamento de parte de sua equipe de TI para a manutenção do SGA.

Sem falar que, na nuvem, todos os usuários acessam a versão mais recente, já que as atualizações são automáticas e o desenvolvimento das ferramentas é colaborativo. Você lerá a seguir sobre isso, quando falaremos do código aberto.

Código aberto ou fechado

Imagine que você pode ter acesso a um sistema desenvolvido e aprimorado constantemente por pessoas e instituições do mundo todo. A vantagem de optar por um SGA de código aberto é que ele é continuamente melhorado por desenvolvedores de sua comunidade. Isso significa que, diariamente, ele é testado por milhares de pessoas.

Além disso, sistemas abertos são mais flexíveis, já que, a partir do código original, é possível estender e modificar determinadas características; assim, podem ficar compatíveis com outros sistemas ou com outras versões, por exemplo, adaptando-se melhor às suas necessidades.

Com ou sem integrações

A necessidade de integrar o SGA com outras ferramentas depende de seus objetivos. Se ao longo dos treinamentos você deseja usar alguns encontros em tempo real, por meio de videoconferência; se pretende automatizar o processo de gerenciamento de cursos e usuários; se gostaria de disponibilizar os mesmos materiais em vários ambientes do sistema; ou oferecer as ferramentas do Office 365 vinculado ao sistema, então você precisa de um SGA que permita integrações.

Quanto mais integrações seu Sistema de Gestão de Aprendizagem possibilitar, maior a sua facilidade em disponibilizar os materiais dos cursos, diversificar os conteúdos e mensurar resultados. Por outro lado, o usuário também encontra uma interface mais simples e completa, motivando o aprendizado e a continuação dos treinamentos.

Moodlerooms: Sistema de Gestão de Aprendizagem completo

Quem deseja obter as vantagens de um sistema de código aberto, porém, sem abrir mão de suporte 24 horas, 7 dias por semana, hospedagem na nuvem, segurança dos dados e manutenção constante, deve avaliar a contratação do Moodlerooms.

O maior parceiro do Moodle no mundo, com mais de 1.400 cliente e 4 milhões de usuários ativos, Moodlerooms se adapta à tecnologia do software livre, aprimorando a experiência de aprendizagem. E, é claro, colabora como desenvolvimento da comunidade de usuários, ao distribuir informações de avaliações e melhorias.

Por fim, o Moodlerooms é facilmente integrado a outros sistemas, ampliando o uso do sistema. Oferece capacitação para tutores e empresas e diversos tutoriais destinados a usuários finais.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o Moodlerooms? Você pode testá-lo gratuitamente e descobrir se é o Sistema de Gestão de Aprendizado certo para seus objetivos. Acesse a página de demonstração gratuita, faça um breve cadastro e receba as instruções diretamente em seu e-mail. Aproveite!