5 Vantagens do treinamento a distância nas empresas

Vivemos numa época em que o tempo parece cada vez mais escasso. Em dois turnos do dia, a maioria de nós está no ambiente de trabalho e, muitas vezes, exercendo múltiplas funções. Diante dessa rotina atribulada, o treinamento a distância se tornou uma alternativa viável para as empresas, possibilitando a qualificação dos colaboradores com flexibilidade e um excelente custo-benefício.

Veja 5 vantagens do treinamento a distância no ambiente corporativo:

  1. Disponibilidade: Um dos maiores atrativos da modalidade EAD é o acesso aos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar. Essa alta disponibilidade dos recursos é percebida por muitas empresas como um facilitador do processo de capacitação, visto que os cursos e treinamentos oferecidos podem ser adequados às rotinas de cada equipe ou colaborador.

  1. Agilidade: Na educação a distância, a pessoa pode evoluir de acordo com a sua velocidade de aprendizagem. Na prática, verifica-se que essa possibilidade de personalização otimiza o aprendizado, sendo muito comum o profissional empregar os conhecimentos adquiridos instantaneamente no dia a dia empresa.

  1. Adaptabilidade: A modalidade EAD tem uma fácil adaptabilidade para as novas gerações, que, por já terem crescido conectados, estão mais acostumados ao ambiente online. Isso faz com que a absorção do conteúdo seja mais rápida e o engajamento aos treinamentos seja mais efetivo.

  1. Diversidade de recursos: No treinamento a distância, o conteúdo tem várias formas de ser transmitido, como por exemplo: vídeoaulas, webinars, ebooks, infográficos, pílulas de conhecimento, jogos educacionais (gamification), etc. E tudo isso pode ser customizado, tornando o conteúdo melhor adaptado à realidade do público-alvo e aos objetivos do negócio.

A customização foi o assunto abordado em outro artigo disponível em nosso site. Acesse e saiba como otimizar seus treinamentos com conteúdos customizados.

  1. Redução de custos: Ao utilizar uma plataforma online, a empresa não precisa se preocupar em incluir no seu orçamento gastos com deslocamentos, salas físicas, alimentação, etc. Necessitando apenas de um computador (ou celular) e de internet para a execução de cursos EAD, a redução de custos se torna um grande atrativo para as corporações que, mesmo com orçamento limitado, mantêm o foco de suas ações na melhoria do desempenho do seu negócio como um todo.

A partir dos pontos listados acima, fica claro que capacitar a distância acaba sendo uma escolha eficiente quando o assunto é reduzir custos e melhorar a mão de obra. Com um bom planejamento e uma gestão adequada, o retorno de conhecimento e performance que o treinamento proporciona tende a superar o investimento feito pela empresa.

Quer receber mais informações sobre treinamento a distância nas empresas? Assine nossa newsletter!