4 dicas para investir em treinamento corporativo a distância

Manter os funcionários alinhados às metas e objetivos da empresa, treinar os novos colaboradores e manter motivados os times de diferentes setores são alguns fatores-chave para que você leve sua organização ao sucesso. Todos eles têm algo em comum: podem acontecer com o auxílio de treinamento corporativo a distância, que possui um custo-benefício extremamente atraente.  

Ainda tem dúvidas dos resultados obtidos a partir do investimento em treinamentos corporativos? Acesse dados que vão esclarecer de forma definitiva seus questionamentos.

Para que seu projeto tenha o retorno que você espera, veja 4 dicas para investir em treinamento corporativo a distância em seu negócio:

1 – Quer investir em treinamento corporativo a distância? É preciso planejar!

Definir quais são seus objetivos, quem é o responsável pela implementação, que resultados você espera obter, de que forma se darão as aulas. A etapa de planejamento é fundamental para o sucesso de seus treinamentos. Veja como realizar um projeto bem-sucedido.

2 – Investimento x resultados

Escolha a plataforma ideal para a sua empresa, tendo em vista os seus objetivos e de que forma você deseja fazer os treinamentos. Algumas oferecem possibilidades de personalização de acordo com suas metas, outras não. Algumas permitem a geração de relatórios de produtividade dos treinamentos, outras não.

Por isso, nem sempre a plataforma mais barata representa um bom negócio: um software que melhor se adapte às suas necessidades pelo preço mais justo é o que trará melhores resultados.

Se você tem dúvidas sobre o que considerar no momento de escolher a plataforma de educação a distância para a sua empresa, veja algumas dicas valiosas neste artigo e saiba como analisar a melhor opção para atingir os seus objetivos.

3 – Motive a participação

Fazer com que seus funcionários se engajem nos treinamentos é etapa fundamental para que eles obtenham sucesso e gerem resultados.

Escolha alguns colaboradores que se destacam em suas áreas de atuação e os incentive a compartilhar conhecimento. Faça com que os funcionários participantes criem projetos relacionados a determinados treinamentos e implemente os que fazem sentido para a empresa, reconhecendo seus criadores.  

Além disso, você, como diretor da empresa ou em posição de decisão, deve também se fazer presente, demonstrando que a participação é fundamental para que todos, juntos, superem os desafios encontrados.

Imagine a situação: você quer que seu time assista às aulas, mas interrompe quando algum funcionário está estudando ou não deixa horário livre durante o expediente para que ele o faça. Essas atitudes demonstram que, para você, os treinamentos são menos importantes do que outras tarefas do dia e fazem com que os funcionários vão deixando para depois – talvez nunca finalizando a agenda do curso.

Dessa forma, os treinamentos tornam-se um investimento desnecessário, certo? Dê a eles o devido valor e veja seus resultados crescerem.

4 – Monitore os resultados

O treinamento funciona como qualquer projeto de sua empresa: quando um time tem uma meta, você quer ver resultados, não é? Por isso, os relatórios de participação, desempenho, notas, enfim, tornam-se tão relevantes.

No treinamento a distância, são ainda mais eficientes, já que podem, inclusive, ser customizados, dependendo da plataforma de EAD que sua empresa escolher.

Além dos resultados óbvios, como presença no curso, você também pode incluir outras avaliações: nível de engajamento e motivação dos funcionários, aumento de conhecimento técnico, resultados financeiros, produtividade das equipes, entre outras.

Dica de ouro: Comece tudo de novo!

Aprimorar os treinamentos a partir de feedbacks de quem está participando e de outras referências externas é um trabalho que deve ser recorrente. Criar novos conteúdos ou novas formas de transmitir o mesmo material faz com que as aulas se tornem ainda mais relevantes.

Escute seus funcionários, controle os resultados e continue melhorando os treinamentos: certamente você terá ótimos resultados.

Gostou das dicas? Acesse ainda mais conteúdo assinando nossa newsletter: