Blog

11 de Janeiro de 2019

captação-de-estudantes

Captação de estudantes: encontre seu aluno-alvo

Se colocar no lugar do estudante e perceber como ele pensa é essencial para as instituições que pretendem se aproximar deste tipo de público. Para fazer isso, é melhor começar com uma ideia clara de quem é esse aluno, quais são suas preferências e o que pode despertar o interesse dele.

Considerando o perfil do estudante universitário de hoje, podemos afirmar que não há mais um estudante universitário típico ou “tradicional”. Então, como você alcança um público mais amplo e diversificado e torna as mensagens mais direcionadas e personalizadas?

Ao formular um plano de marketing, as instituições devem realizar um exercício de segmentação de público: o processo de dividir um público potencial maior em subgrupos menores, a fim de criar mensagens personalizadas e estratégias de divulgação. A segmentação pode ajudar a identificar e priorizar seu público-alvo, adaptar suas mensagens de maneira a atender diretamente às necessidades dele, a segmentá-las com mais eficiência e, por fim, a alcançar mais alunos e aumentar as matrículas.

Para começar, faça estas três perguntas: 

1. Quem são eles?

Realize pesquisas internas e externas para criar um perfil da população estudantil. Pense em termos demográficos e psicográficos: Quantos anos eles tem? Qual é o seu gênero e diretrizes culturais? Onde é que eles vivem? Quais são suas crenças e valores, seus hobbies e interesses? Eles têm filhos? Um pai/mãe solteiro que trabalha em período integral, por exemplo, terá necessidades e motivações muito diferentes do que um jovem profissional que procura um MBA.

2. O que os motiva? 

Pense nas motivações do seu público para se inscrever. Eles estão entrando pela primeira vez na universidade? São graduados que procuram um grau avançado para ganhar uma promoção? Eles estão desempregados e precisam de novas habilidades para ajudá-los a encontrar um novo emprego ou mudar de carreira? Ou eles são um estudante mais velho que está retornando à escola para a satisfação pessoal de completar um diploma de bacharel? Conhecer as motivações e as necessidades do seu público ajudará você a descobrir o que é mais importante para ele e adaptar suas mensagens de marketing de acordo com seus interesses.

3. Onde posso alcançá-los?

Ao definir as informações demográficas e os interesses de seus alunos, você pode começar a entender como e onde eles procuram informações. Quais sites ou canais de mídia social eles freqüentam? Para isso, há muitos recursos on-line para descobrir quais canais os grupos demográficos têm maior probabilidade de usar. Por exemplo, de acordo com um relatório do Pew Research Center, os usuários do Facebook e Instagram são mais propensos a serem mulheres, enquanto os homens são mais propensos a estar ativos no LinkedIn. Além de considerar essas questões, você também deve pensar em qual tecnologia eles provavelmente usarão. Se eles estiverem constantemente em trânsito e tiverem maior probabilidade de ler e-mails em um dispositivo móvel, certifique-se de que seu e-mail de divulgação e outras comunicações digitais estejam otimizados para visualização em dispositivos móveis. Isso também serve para definir quais canais seus anúncios e mensagens devem ser veiculados.Concluindo, você deve aprofundar o estudo de seu público-alvo abarcando as necessidades, os principais canais de acesso até ele e qual a melhor abordagem para atraí-lo e gerar cada vez mais matrículas.

Artigo original: https://blog.blackboard.com/student-recruitment-strategies-find-your-target-student/