Blog

14 de novembro de 2018

Inovação tecnológica e Expansão na Cruzeiro do Sul Educacional

A Cruzeiro do Sul Educacional, atualmente, contém 8 instituições de ensino superior,
5 colégios de educação básica e mais de 400 polos de EAD. Assim sendo, é considerado um dos dez maiores grupos de ensino no Brasil.

A instituição adotou as soluções tecnológicas da Blackboard em 2004 e preza pela adesão dos professores às ferramentas:

“A Cruzeiro do Sul possui uma tradição maior de uso de tecnologia digital por parte dos professores, mas as instituições de ensino incorporadas mais recentemente precisam ter o corpo docente formado para uso dessas ferramentas”, explica o Pró-Reitor de Educação a Distância, Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo Jr.

E completa: “Para que isso ocorra mantendo a qualidade de ensino que já é nossa característica, precisamos do suporte de uma plataforma tecnológica robusta e estável. A Blackboard é uma empresa que desenvolve tecnologia de ponta, o que nos dá a vantagem de estarmos sempre alimentados com o que há de mais atual, além de termos escalabilidade e apoio de especialistas em educação e em tecnologia. A soma desses fatores nos dá a segurança de contarmos com uma plataforma adequada para nossos objetivos”.

Soluções tecnológicas na prática

Com o investimento nas soluções Blackboard, a Cruzeiro do Sul Educacional deixou seus cursos mais dinâmicos e atrativos para os estudantes. Isso impactou na retenção de alunos e no aumento das matrículas.

Na prática, as soluções podem ser visualizadas por meio de diversas ações:

• A mudança das interfaces do ambiente virtual de acordo com o perfil do aluno foi um projeto que levou cerca de sete meses para ser totalmente implantado, mas que, posto em prática, facilitou o uso da tecnologia por parte de professores, coordenadores e alunos.

• O uso de gamificação em dois cursos de competências básicas para o Ensino Superior (português e matemática), obrigatórios para todos os alunos. Com o recurso de metas do ambiente virtual de aprendizagem da Blackboard, o aluno faz um pré-teste de conhecimento e, a partir desse resultado, recebe um tipo de conteúdo. A partir de então, vão se alternando materiais e desafios, até chegar a dois testes finais, com atividades elaboradas de acordo com o perfil de aprendizagem do estudante, detectado no início do curso.

• Com a intenção de engajar os estudantes no consumo de aulas no formato de vídeo, também estão em fase de avaliação duas disciplinas com vídeos interativos, que incluem questões e avaliações ao longo da exibição.

Com essas modificações ocorrendo desde 2016, o Grupo Cruzeiro do Sul mostra que as soluções Blackboard permitem o desenvolvimento de formas diversificadas e atrativas de ensino.

Próximos passos?

Na Educação a Distância, os planos são ousados, com uma grande expansão até 2019: atingir mais de mil polos em todo o Brasil e atender os 230 mil alunos da instituição.

Outro quesito para o futuro é a mudança no modelo de EAD: “Migraremos do EAD 1.0 para o EAD 4.0 – esse é o futuro”, garante o Pró-Reitor. Para ele, o EAD 1.0 é o modelo clássico de educação a distância, que transpôs a sala de aula física para o ambiente virtual. Já o EAD 4.0 possui mais interatividade, personalização da aprendizagem, com uso intenso de dados (data-driven), computação cognitiva e internet das coisas.

“Nesse sentido, o Analytics é um grande salto, pois permite que a instituição use os dados dos alunos para aprimorar o ensino e, mais do que isso, para personalizar a aprendizagem individualmente”, explica.

Projeto em desenvolvimento na Cruzeiro do Sul Educacional, o uso do Analytics proporciona um melhor aproveitamento do ambiente virtual, pois permite acompanhar os dados dos estudantes.

Além das soluções tecnológicas, pensando na aceitação de seus alunos no mercado de trabalho, a Cruzeiro do Sul Educacional integrou os recursos da Blackboard a um sistema de carreiras e empregabilidade. Dessa forma, aproxima alunos a empresas. Por meio do uso da ferramenta de videoconferência da Blackboard, o Collaborate, será possível a realização de entrevistas de emprego.

Concluindo, o Pró-Reitor de Educação a Distância destaca sua satisfação com o suporte do Grupo A no Brasil: “Temos um contato próximo e desenvolvemos vários projetos em parceria. O Grupo A é ativo, engajado com os clientes, aprimora recursos e ainda faz com que nossos investimentos sejam melhor utilizados”.