Blog

22 de junho de 2016

Implantação da tecnologia com participação ativa do corpo docente: Case PUCPR

Juliana Stahlke, da PUCPR, compartilha no Encontro da Comunidade Blackboard estratégias para implantação das soluções Blackboard na Universidade

Para superar a resistência de alunos e do corpo docente na troca de plataforma tecnológica, a PUCPR incluiu os professores nas decisões. Com isso, organizou um cronograma de implantação que respeitasse o tempo e a decisão de cada um. – Os professores puderam optar pelo melhor momento de troca, no segundo semestre de 2015. Quatro professores foram escolhidos como pioneiros, cada um deles aplicando a nova ferramenta em uma disciplina. A mudança ocorreu por cadeiras, não por cursos – explicou Juliana Stahlke, coordenadora de Tecnologias Educacionais da Universidade, no Encontro da Comunidade Blackboard, que ocorreu em maio. Trabalhando com as duas ferramentas – a anterior e a nova, da Blackboard – simultaneamente até julho de 2017, a Instituição conseguiu, em pouco mais de um semestre, capacitar 35% dos professores e migrar para a nova plataforma 14% das disciplinas. – Também optamos por deixar os professores personalizarem seus espaços virtuais da forma como achassem melhor, penso que isso colaborou com a adoção da ferramenta – disse Juliana. Inicialmente, a PUCPR investiu em workshops diários para professores em início de uso; após, tornaram-se semanais. Além disso, criou sessões tira-dúvidas, cursos presenciais de treinamento, cronograma de capacitação com a intenção de engajar os docentes e equipes de suporte por área: – As sessões de tira-dúvidas foram utilizadas inclusive para montar planejamento de disciplinas para o semestre seguinte, o resultado foi bem efetivo. Planejando um acompanhamento contínuo, a Universidade produziu um hotsite, o Fique por Dentro, com conteúdos sobre uso e recursos da ferramenta, atualizações e perguntas frequentes. – A gente considera importante manter o professor sempre atualizado sobre o processo de adoção para que ele não desmotive.