Unigranrio investe na plataforma Blackboard para dobrar o número de alunos no EAD

Unigranrio

Uma das principais instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, a Unigranrio se propôs para 2017 uma meta desafiadora: popularizar o ensino a distância e dobrar sua base de alunos do EAD. Para atingir o objetivo, a universidade decidiu investir nas tecnologias de ensino e aprendizagem da Blackboard e nos conteúdos da SAGAH, otimizando seus cursos atuais de graduação nas modalidades EAD e presencial. Além disso, no próximo ano, irá lançar programas de educação semipresencial.

> Entenda por que a Unigranrio optou pelas soluções Blackboard:

Hoje, o programa de EAD conta com 14 cursos de graduação e mais de três mil alunos que já utilizam conteúdos da SAGAH por meio de unidades de aprendizagem especialmente desenvolvidas para a modalidade. Por entender os atuais desafios da educação, que visa oferecer um ensino mais centrado no aluno, e acreditar que o EAD proporciona mais autonomia e protagonismo na jornada de aprendizagem, agora a Unigranrio também adotou as soluções da Blackboard.

> Veja como a Blackboard colabora para a expansão da Feevale

“Os alunos reclamavam da ausência de vídeo de apresentação, guia de estudos, então, contamos com a Blackboard e o Grupo A para nos apoiar no projeto de melhorias”, resume Jeferson Pandolfo, Diretor Acadêmico da Unigranrio.

Com o investimento, os alunos da pós-graduação lato sensu e dos cursos de extensão também passarão a ter acesso ao EAD, e a Unigranrio pretende ofertar cursos totalmente a distância nas duas modalidades, a fim de estimular o empoderamento do aluno durante o processo de ensino e aprendizagem.

“A plataforma anterior deixou de nos entregar o suporte necessário. A Blackboard vai melhorar bastante os nossos cursos e nos dar o suporte que se espera que uma plataforma desse tipo dê”, explica o professor Arody Herdy, reitor da Unigranrio.  

Em curto e médio prazos, a instituição utilizará conteúdos de SAGAH para criar Moocs (curso online aberto e massivo, em inglês) e ambientar o estudante nos cursos e metodologia da instituição de ensino.

Com a adoção do Ambiente Virtual Blackboard, a Unigranrio aposta em uma experiência de aprendizagem mais colaborativa e agradável, fornecendo todo o suporte e capacitação para que alunos e professores possam tirar o máximo proveito das tecnologias que serão disponibilizadas.

O novo investimento será a base para fazer a instituição avançar na educação a distância e apostar no aculturamento da modalidade também no presencial. Hoje, a instituição possui 49 cursos, que somam quase 30 mil alunos. Com o apoio de Blackboard e SAGAH, a Unigranrio pretende aumentar os atuais 7% de disciplinas ministradas online para os 20% permitidos pelo MEC.

“A Blackboard acredita que o ensino centrado no aluno é o caminho para a Educação Superior de excelência. Compartilhar essa visão com uma universidade como a Unigranrio, focada em oferecer uma educação de qualidade, é um grande passo para reforçar o nosso compromisso com o Ensino Superior no Brasil”, afirma Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard.

Quer conhecer melhor as tecnologias Blackboard? Saiba como tecnologia de ponta e soluções inovadoras impactou positivamente a Universidade de Groningen em diferentes resultados.

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.