O uso da tecnologia para atingir as metas da Instituição de Ensino

 

Guia de Adoção da Tecnologia

Conhecer com profundidade seu consumidor é o principal passo para atende-lo da melhor forma. Como é possível decidir o que entregar para deixa-lo satisfeito, para expandir o alcance do seu serviço sem perder a qualidade, para fazer com que a conversão da empresa não aumente custos? Toda instituição educacional tem objetivos, seja aumentar o número de alunos, otimizar o aprendizado ou ampliar o alcance. Funciona tal qual uma empresa: o investimento em qualidade do serviço, em comunicação, em métricas de satisfação, entre outros fatores, são proporcionais ao atingimento das metas estratégicas.

Nesse ponto, a tecnologia é um fator extremamente relevante. Ela tanto colabora para a experiência de aprendizado dos alunos quanto reúne uma base de dados de toda a instituição. Alguns exemplos de metas que podem ser atingidas com o uso de ferramentas tecnológicas:

Melhorar a qualidade da experiência do estudante, afetando positivamente desempenho, satisfação e retenção dos alunos
A utilização de soluções tecnológicas permite que se acompanhe com maior proximidade taxas de turnover, abstenção e conhecimento adquirido. Em aulas semipresenciais e de educação a distância, esses dados são ainda mais fundamentais para que a instituição aja antes da evasão do aluno. Para aprimorar o ensino, o uso da tecnologia pode promover um estudo interativo dos conteúdos, fazendo com que os estudantes adotem uma postura mais participativa. Leia como utilizar o celular como aliado em sala de aula.

Responder às expectativas e necessidades de suporte tecnológico do corpo discente
Os alunos já são nativos digitais; a tecnologia faz parte de sua realidade e do seu cotidiano. Dessa forma, investir em ferramentas tecnológicas para incentivar o aprendizado aproxima o curso de uma linguagem comum ao conteúdo que o estudante consome na sua rotina, aumentando ainda mais a proximidade entre ele e a instituição.  Veja mais sobre o novo perfil de aluno das universidades.

Estender o alcance institucional e desenvolver novos mercados por meio de entrega flexível
Os cursos semipresenciais e, em especial, os EAD encerram as limitações físicas. Grandes universidades mundiais, como Stanford e Harvard, já oferecem opções de educação a distância, formando alunos de diferentes países. A universidade que inclui o ensino online em suas opções de graduação e especializações expande seu alcance, saindo dos alunos que moram no entorno e atingindo aqueles que moram em qualquer lugar.

Reduzir o ônus administrativo sobre a equipe acadêmica, aprimorando eficiência e eficácia dos processos
A tecnologia também colabora para melhorar processos da instituição, reduzindo custos por meio de integração de sistemas. Permite, por exemplo, centralização de matrículas, notas e certificações online. Veja resultados práticos da Universidade Feevale com a adoção da tecnologia.

Potencializar a empregabilidade e habilidades de literacia digital dos alunos, expondo-os a softwares específicos da área, recursos e práticas online.
As instituições podem utilizar a tecnologia como sua aliada na educação, mas também estimula diferentes características de seus estudantes. Alunos de EAD, por exemplo, desenvolvem autonomia e autogerenciamento ao longo das aulas. Complemente sua leitura sobre o que os empregadores realmente pensam sobre o EAD.

Sendo planejado e com objetivos claros, o uso da tecnologia contribui para os planos da instituição.  Quer entender como superar obstáculos na adoção da tecnologia em sua instituição de ensino? Baixe nosso e-book gratuito!

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.