O que é LMS e para que serve?

Plataforma LMS para dispositivos móveis

Fundamentais para os cursos de educação a distância ou semipresenciais, os LMS – Learning Management Systems ou, traduzindo, Sistema de Gestão da Aprendizagem – são, na verdade, o lugar onde tudo acontece. Se no ensino presencial é necessário uma estrutura física (um colégio, uma sala de aula, mesas e cadeiras), no EAD o LMS assume a função de suporte ao aluno, sendo o espaço onde o aprendizado e a troca entre aluno e professor acontece.

O LMS é uma plataforma, desenvolvida com base em uma metodologia pedagógica, onde o estudante acessa os conteúdo dos cursos, ambientes virtuais de aprendizagem, tarefas e avaliações, salas de convivência, entre outros. Além de mediar e organizar o processo de aprendizagem, os sistemas permitem integrar diversas mídias e recursos, com o objetivo de facilitar e motivar o ensino.

Por isso, escolher a plataforma LMS que mais se adapta às metas estratégicas de sua Instituição de Ensino é fundamental para que você tenha sucesso nos cursos a distância. Saiba como escolher o melhor LMS e utilizá-lo com êxito.

Uma boa ferramenta de LMS entrega uma melhor experiência ao usuário. Proporciona uma variedade de formatos de conteúdo, design e técnicas de avaliação dos alunos. Ao gerar estatísticas e relatórios de uso, é possível acompanhar o rendimento dos estudantes, evitando frustração com o curso e evasão.

Sendo fundamentais para o bom funcionamento de aulas de educação a distância e semipresenciais, plataformas LMS estão em constante evolução, tornando-se cada vez mais intuitivas. Hoje, é possível inclusive utilizar os ambientes de ensino a partir de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Por fim, existe também a possibilidade de terceirizar o armazenamento de dados, evitando que a Instituição de Ensino precise investir em grandes servidores.

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.