O professor deve incentivar o uso de blogs pelos alunos

Utilizar blogs em salas de aula pode beneficiar os alunos em diversos sentidos. Com eles, os alunos são encorajados a compartilhar suas opiniões e, um simples projeto escolar, pode se tornar muito mais interessante, já que possibilitará maneiras mais interativas de criação aos estudantes. Veja como e por que os professores deveriam incentivar o uso de blogs aos alunos:

1. Administrar as atividades de estudantes– Por meio de blogs, professores e estudantes podem ter uma melhor forma de interação. Os alunos podem publicar seus trabalhos no site e os membros do corpo docente podem, por exemplo, compartilhar as atividades que devem ser feitas.

2. Aumento das habilidades com escrita– A prática leva à perfeição. Portanto, por que não utilizar os blogs para que seus alunos e até mesmo você possam aprimorar as habilidades de escrita? Incentive-os! Manter uma página diária falando sobre matérias do colégio, sobre que aprenderam, quais dúvidas tiveram e também escrever sobre assuntos que os interessem, irá aprimorar muito o vocabulário dos mesmo.

3. Feedback– Uma dúvida frequente entre alunos é entender seu desempenho apenas através de notas. Com um blog, você pode fazer comentários em textos dos alunos, por exemplo, dando uma explicação melhor sobre o que está correto e o que não está.

4. Encoraje a colaboração– Outra vantagem dos blogs é a possibilidade de encorajar a colaboração entre os alunos, permitindo que eles se juntem para realizar projetos. Dessa maneira, eles saberão como avaliar o trabalho de outros alunos e saberão se expressar melhor.

O professor pode usar essa ideia como um projeto para sua disciplina, onde o mesmo será avaliado. Porém, se for bem administrado e coordenado, os alunos possivelmente irão continuar o desenvolvimento deste meio, o que continuará agregando valor aos seus sonhecimentos!

Fonte: Universia

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.