Modelos de educação online: Cursos mesclados/híbridos e salas de aula ao avesso

Cursos mesclados ou híbridos combinam tempo de aula presencial e online de um modo estruturado. Embora haja vários tipos de misturas de oferecimento de conteúdo e de atividades interativas nesta abordagem, a extensão lógica é algo denominado de “sala de aula ao avesso” (flipped classroom). O modelo sala de aula ao avesso envolve cursos em que a explanação tradicional, ou disseminação de conteúdo, envolve menos carga horária presencial e mais tempo online longe da sala de aula. O tempo de aula presencial é usado para aspectos práticos e aplicáveis, e não para a introdução do conteúdo sendo estudado. O instrutor passa a dispor, então, de tempo para ajudar pessoalmente os seus alunos com problemas específicos. As salas de aula ao avesso já existem desde o ano 2000, mas recentemente ganharam popularidade tanto em instituições de ensino superior quanto de ensino médio.

A Khan Academy, com mais de 3.400 vídeos abrangendo diversos assuntos, vem sendo uma das principais promotoras da popularização do conceito de sala de aula ao avesso. Esse vídeos são gratuitos e estão à disposição de todos. O uso mais comum deles dentro das esferas educacionais é para a formação de boa parte da porção de explanações ou disseminação de conteúdo online de um curso, seja substituindo ou aumentando o material disponibilizado pelo instrutor do curso. Embora os vídeos da Khan Academy sejam atualmente voltados sobretudo para a matemática de ensino médio, novos investimentos estão levando à expansão do conteúdo para além da matemática e para o nível pós-secundário.

Há muitos outros exemplos de abordagens mescladas ou híbridas. O tema comum é tornar a carga horária presencial mais eficiente, empregando-a para que o professor responda a questionamentos e exercite habilidades interativas, e permitindo que o conteúdo seja oferecido via ferramentas online mais eficientes.

Acompanhe, no próximo post da série sobre modelos de educação online descreveremos sobre o modelo educacional MOOCs.

Fonte: artigo desenvolvido por Phil Hill

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.