Ferramentas para facilitar a adoção da tecnologia nas instituições



No Encontro da Comunidade Blackboard Brasil, a tarde começou com apresentação do case da PUCPR de implantação das ferramentas Blackboard na Instituição. Juliana Stahlke, Coordenadora de Projetos de Tecnologias Educacionais na Universidade, contou que a substituição da antiga ferramenta está acontecendo de forma gradual pelos professores. No segundo semestre de 2015, quatro disciplinas serviram como piloto para a implantação. Agora, no final do primeiro semestre de 2015, 14% das disciplinas já acontecem na nova plataforma, e 35% do corpo docente está capacitado.

> Veja como foi a manhã no Encontro da Comunidade Blackboard Brasil

“Percebemos como é importante o treinamento presencial, que funciona não só como apresentação das novas soluções, mas também como engajamento dos professores”, explica Juliana.

Para ela, o maior desafio inicial, que seria o apego à ferramenta anterior utilizada, foi menor do que o esperado e já está superado. “Cada vez mais os professores percebem as qualidades e vantagens da nova tecnologia.” A PUCPR espera ter 100% das disciplinas ocorrendo nos ambientes virtuais da Blackboard até o final do segundo semestre de 2017.

Em seguida, Mauro Pires e Gabriel Cavalcante, Gerentes de Projetos da Blackboard no Grupo A, explicaram como funcionam internamente as áreas de serviços e suporte aos clientes.

Após o coffee break, Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard, apresentou o Guia de Adoção da Tecnologia, com informações importantes que podem facilitar a implantação da nova plataforma. Segundo ele, as instituições mais bem-sucedidas na mudança dos ambientes virtuais têm seis fatores: envolvimento da liderança na condução; investimento e comprometimento; infraestrutura robusta e confiável; suporte efetivo ao corpo docente; demonstração dos benefícios para alunos e professores; e decisões baseadas em dados e ciclo contínuo de melhorias.

“É importante que as instituições não terminem o projeto com o fim da implantação, que demora de 3 a 6 meses. Deve-se ter um plano para os próximos anos e planejar constantes melhorias e novas aplicações”, diz Pavlos.

Continuando os debates sobre as tendências da educação com foco no aluno, acontece amanhã o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação. As vagas estão esgotadas, se você está inscrito, não perca!

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.