Ferramentas Blackboard colaboram para ampliação de cursos a distância na Feevale

feevale e blackboard

Desenvolver a sociedade e entregar aos alunos excelência no processo de ensino e aprendizagem são diretrizes fundamentais da Feevale, que investe constantemente em tecnologia para atingi-las. Desde 2013, a universidade encontrou na Blackboard as ferramentas necessárias para aprimorar a experiência de sala de aula, utilizada como complementação ao ensino presencial e como ambiente virtual no ensino a distância. Como resultado, vê aumentar a satisfação dos estudantes.

“Os alunos comentam sobre a facilidade de uso da ferramenta e a diversidade de recursos em sala de aula. Nos cursos presenciais, o professor não dá mais uma aula expositiva, usa diferentes alternativas que estão disponíveis na plataforma. Isso tudo facilita a aprendizagem”, explica Cláudia Lunkes Schmitt, professora da instituição e coordenadora do setor de educação a distância.

> Conheça o aluno multimídia (vídeo)

O objetivo inicial era ampliar o alcance dos cursos de EAD. Para isso, mostrou-se necessário investir em tecnologia mais robusta, já que, em 2012, a Feevale possuía duas ferramentas que não atenderiam a expectativa de crescimento. Dessa forma, após uma passar por uma consultoria, a instituição optou pela Blackboard, solução utilizada por 72% das 200 maiores universidades do mundo. Hoje, cerca de 16 mil dos 19 mil alunos da Feevale utilizam a ferramenta. Além disso, os quatro cursos de ensino a distância da universidade ocorrem integralmente no ambiente virtual da Blackboard, onde os estudantes acessam conteúdos, atividades de estudo e avaliações.

“A ferramenta possibilitou a utilização de recursos que facilitaram a aprendizagem dos alunos. Os professores podem, inclusive, integrar informações de outas plataformas para agregar conhecimento”, resume a professora Cláudia.

Esforço conjunto

É importante reforçar a importância de um trabalho mútuo para o sucesso da implementação do projeto. Desde que adquiriu as soluções da Blackboard, a Feevale investe de forma contínua no treinamento do corpo docente, com o objetivo de estimular e ampliar seu uso como plataforma de ensino. Criou, por exemplo, um alinhamento de método para que os conteúdos publicados na ferramenta tenham uma determinada forma pré-estipulada pela instituição.

“Promovemos oficinas e cursos mensais para disseminar o uso completo das ferramentas, além de integrar processos internos, como o diário eletrônico (onde se anotam presenças, ausências e conteúdo da aula), que agora é acessado pelo ambiente da Blackboard”, comenta Carlos Henrique Schwartzhaupt, professor e gerente de TI.

Sistemas integrados e novos processos

A aquisição da Blackboard gerou algumas mudanças nos processos da Feevale. Os sistemas internos foram integrados à ferramenta, e os dados e estrutura tecnológica estão hospedados na nuvem, por meio dos datacenters blackboard, o que aumenta a segurança e reduz custos de pessoal, servidor, manutenção, entre outros.

“Antes, precisávamos ter uma equipe focada em atendimento à manutenção da tecnologia. Hoje, a responsabilidade pelo desempenho da ferramenta é da Blackboard, não mais da Feevale. Isso nos dá agilidade e aumenta a produtividade”, comemora Schwartzhaupt.

Com planos de buscar o reconhecimento internacional, a Feevale entende que é preciso investir em estrutura. A universidade tem uma veia empreendedora e planeja formar profissionais para o mundo, o que exige bons professores e tecnologia.

“O empreendedorismo está associado à inovação. A escolha de uma ferramenta como a Blackboard, com todo o suporte que ela nos entrega, contribui para nosso crescimento e valorização. Sabemos que a plataforma tem um potencial de funcionalidades e aplicações que nos permite diferentes formas de alcançar o aluno e ainda não estamos explorando integralmente. Para frente, planejamos consolidar esse método de ensino”, pontua o gerente de TI, indicando em especial as alternativas colaborativas que podem utilizadas com ainda mais potência pela instituição.

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.