Como aumentar a retenção de alunos no Ensino a Distância

Manter a atenção no EAD pode ser uma tarefa difícil. Muitos desistem, pois ficam entediados ou simplesmente não conseguem acompanhar as aulas.

Para que eles permaneçam atentos, é preciso que exista um trabalho conjunto de professores e gestores, elaborando um plano de aula que transforme a experiência de aprendizagem em algomotivador e proveitoso. Confira as cinco ideias que reunimos para ajudá-los:

 

Use tecnologia

O título parece óbvio, mas se analisarmos os potenciais oferecidos pela Internet e outras tecnologias, perceberemos que ainda há muito a ser explorado. Existe uma infinidade de recursos que podem deixar a aula mais criativa e inspiradora. Apresentações, gráficos, multimídia, chats, tutorias ao vivo, fóruns, redes sociais, softwares interativos, blogs: tudo pode ser usado para chamar a atenção dos estudantes.

Utilizando esses mecanismos você garante que as aulas não sejam apenas baseadas em um texto único, o que resultará em um maior interesse pelo conteúdo transmitido. Fazer uso de streaming de vídeo para transmitir aulas ao vivo, por exemplo, pode ajudar a consolidar conceitos de maneira instantânea e manter a atenção dos alunos. As ferramentas e seu uso devem fazer parte do planejamento da disciplina.

Incentive o aluno a participar

Crie estratégias que motivem os estudantes a participar de maneira ativa das aulas. A criação de espaço para interação com outros colegas torna-se fundamental nesse momento. Quando o semestre for pensado, as disciplinas precisam de espaços onde o contato entre os estudantes seja livre. Podem ser fóruns, chats ou trabalhos em grupo: a intenção é provocá-los a participar de maneira intensa, construindo, assim, laços uns com os outros. Especialistas em aprendizagem online afirmam que o reforço da interação social pode mudar drasticamente a experiência.

O professor é mais que o transmissor de conhecimento

O processo de aprendizagem só acontece com um professor preparado para ensinar em EAD. Além de incentivar a participação, o docente é um moderador, que lança novas informações e define quais conversas serão proveitosas para o aprendizado. Ele precisa provocá-los a interagir entre si e desafiar os grupos com os assuntos listados em classe.

Para cumprir esse papel com excelência, ele necessita de apoio administrativo. Por isso, planejamento de aula, cronograma de curso, materiais que possam ser utilizados em classe são fundamentais. Em contrapartida o educador precisa ter em mente a necessidade de compreender o alcance que o EAD tem e como potencializar o aprendizado nessa modalidade.

Use exemplos práticos em sala de aula

Estudos teóricos podem tornar a disciplina cansativa se abordados por um longo tempo. Em geral, quando um assunto é transmitido em apresentações com grandes trechos de textos, o aluno não consegue assimiliar o conhecimento da maneira adequada. É preciso tornar as aulas mais dinâmicas.

Indique aos educadores casos práticos, que podem ser usados como exemplo, para debate durante em classe ou nos fóruns organizados na disciplina. Usando casos reais para completar a teoria, as aulas ficam informativas e de fácil assimilação. Para potencializar os conteúdos, é possível utilizar tabelas e gráficos que tenham relação direta com a prática.

Ajude o aluno a se organizar

Parte do sucesso de um estudante em uma disciplina está ligado à maneira como ele se organiza para estudar. Será que os alunos conhecem o cronograma da disciplina? E as configurações que o computador precisa ter para que possam acompanhar as aulas?

É importante ter atenção às etapas iniciais do curso. Esclarecer datas de avaliações, ferramentas que serão utilizadas ao longo do semestre e manter-se à disposição para tirar dúvidas pode evitar que o estudante deixe a disciplina antes do final do semestre.

Você utiliza alguns desses recursos para tornar as aulas de EAD mais dinâmicas?

Para compartilhar experiências em ensino a distância com líderes em Educação e Tecnologia,inscreva-se na edição do Rio de Janeiro do Ciclo de Debates Desafios da Educação. O evento acontece dia 23 de outubro, no Everest Rio Hotel. As vagas são gratuitas e limitadas.

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.