Blackboard lança solução para aprimorar o desenvolvimento didático

A Blackboard anunciou no dia 22, em Washington, o lançamento oficial do Blackboard
Developmental Education (Blackboard DevEd), uma abordagem inovadora voltada para a melhoria dos resultados dos estudantes e para o aumento das taxas de conclusão de curso em uma área na qual muitas instituições vêm encontrando dificuldades. A solução, que começou a ser testada em programas piloto por várias instituições durante o segundo semestre de 2011, inclui agora ferramentas pré-instaladas de avaliação e de análise estatística, que permitem aos instrutores dos cursos personalizarem ainda mais seus métodos didáticos.

Nas instituições que conduziram os programas piloto, 91% dos estudantes participantes declararam estar satisfeitos com o curso em geral, e 75% consideraram o curso online mais envolvente do que um tradicional. Muitas dessas instituições ampliaram a utilização da solução, fazendo com que o número de matrículas, em alguns casos, dobrassem no primeiro semestre.

Os cursos Blackboard DevEd são ministrados por instrutores experientes, cujo trabalho é monitorado por mentores que atuam como representantes do programa na universidade. Ao lançar a solução, a Blackboard aprimorou a oferta com a integração do A+dvancer, uma robusta ferramenta de avaliação que ajuda os instrutores a personalizarem a sua abordagem frente aos pontos fortes e fracos de cada estudante, com base na publicação de resultados em testes. Esse foco ampliado na avaliação confere aos instrutores e aos mentores acesso a relatórios em tempo real e a análises sobre a atividade e o progresso dos estudantes.

“Enquanto muitos dos nossos estudantes se destacam academicamente em certas áreas de estudo, alguns ainda necessitam de instrução para o seu desenvolvimento em outras áreas”, afirmou Kara Monroe, Vice-Reitora Assistente do Centro de Tecnologia Instrucional do Ivy Tech Community College. “Com seu método flexível e envolvente, o Blackboard Developmental Education é uma ferramenta eficaz para os nossos estudantes. Por ele fornecer dados em tempo real sobre o progresso dos estudantes, ficamos mais aptos do que nunca a fazer quaisquer alterações didáticas que impulsionem o seu sucesso acadêmico, comparando-se com os tradicionais cursos de remediação de que dispúnhamos anteriormente.”

O Blackboard DevEd permite que os estudantes migrem mais cedo dos cursos de desenvolvimento para os cursos que conferem créditos, e por meio de uma parceria com o Internships.com, as instituições dispõem da opção de integrar ferramentas de planejamento e construção de carreiras diretamente em sua plataforma Blackboard Learn, permitindo, assim, que eles aprofundem o seu desenvolvimento profissional.

“As instituições enfrentam o desafio de fornecer programas eficientes e efetivos de desenvolvimento, e estamos animados por promovermos uma solução totalmente online como nenhuma outra no mercado, a qual oferece aos estudantes a flexibilidade e o suporte que eles precisam”, declarou Matthew Small, Diretor do Departamento de Negócios da Blackboard. “O Blackboard Developmental Education traz ainda capacidades de avaliação inspiradoras e personalizadas para cada estudante, ajudando a garantir as realizações individuais. As taxas de sucesso já revelam que estamos no rumo certo, e esperamos ajudar as faculdades e as universidades a elevarem as taxas de conclusão de curso de seus estudantes.”

O Blackboard DevEd foi desenvolvido para dar suporte a programas de desenvolvimento, políticas curriculares, exigências de curso e necessidades de avaliação já existentes em uma instituição. A solução atualmente inclui cursos para Matemática Integrada (pré-álgebra), Álgebra Básica e Álgebra Intermediária, três dos cursos de desenvolvimento mais frequentemente requisitados. A Blackboard planeja acrescentar um curso de Desenvolvimento em Língua Inglesa no segundo semestre.

O produto, desenvolvido em parceria com a K12 Inc., alavanca as tecnologias didáticas, as ferramentas de colaboração e os serviços de suporte já destacados da Blackboard, e pode ser fornecido por meio da plataforma Blackboard Learn de uma instituição ou implantado como uma opção isolada para instituições que empregam outros sistemas de gestão de aprendizado. O suporte aos estudantes é fornecido através de sessões online individuais e sessões ao vivo por telefone com os instrutores de curso.

O sistema A+dvancer College Readiness da K12 Inc. é projetado para fornecer um trabalho de curso individualizado para os estudantes, baseado em avaliações diagnósticas. Ele já foi utilizado em mais de 250 programas no Estados Unidos, incluindo remediação didática universitária, contato estudantil no Ensino Médio, educação básica de adultos, preparação tecnológica e programas de ponte preparatória.

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.