Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA): Tecnologia garante o sucesso dos alunos

ambiente virtual de aprendizagem - ava
Foi percorrido um longo caminho desde o momento em que um sistema de gestão de aprendizagem se transformou em uma ferramenta de gerenciamento de cursos, permitindo que os alunos se inscrevessem nas aulas e ajudando os administradores e instrutores a manterem o controle da rotina escolar ou acadêmica. Com o tempo, os Learning Management Systems (LMS) ou, em português,
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) evoluíram, incluindo recursos importantes como entrega e gestão de conteúdo, avaliações, acompanhamento financeiro, elaboração de relatórios, entre muitos outros.

A educação a distância se expandiu, e as melhores soluções AVA estavam lá para apoiar os alunos, instrutores e instituições que estavam à frente. O mesmo vale para a revolução do dispositivo móvel: as ferramentas de ponta se adaptaram e deram suporte para o desenvolvimento do ensino utilizando também as plataformas móveis.

__

Leia também:

>> Como o LMS colabora para o sucesso do curso a distância

 

A tecnologia avança e, conforme surgem novas oportunidades de se utilizar ferramentas inovadoras dentro de um contexto de aprendizagem, as soluções AVA continuarão a evoluir para se tornar um ambiente cada vez mais abrangente.

Evolução das soluções AVA

A evolução contínua das soluções AVA é uma boa notícia para as faculdades e universidades, onde o sucesso do aluno é cada vez mais ligado a quanto a instituição inclui a tecnologia em seus cursos.

Isso também significa que, com a tecnologia disponível para colaborar com bom desempenho do aluno, há dezenas de opções a serem consideradas pelos administradores e reitores. Portanto, escolher uma solução AVA multifacetada se torna muito mais desafiador do que simplesmente comprar um produto com uma única finalidade.

Quando se trata de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, não há como escolher clicando em um produto e o adicionando a seu carrinho de compras via site. A tarefa inclui muito mais fatores a serem considerados, já que diversos fornecedores investem em aprimoramentos contínuos para expandir e refinar as ferramentas tecnológicas, tornando-o um ambiente de aprendizagem integrado e completo, colaborando com praticamente todos os aspectos da educação.

ambiente virtual de aprendizagem - AVA

Muito além dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionais

A avaliação do AVA que melhor atende a sua instituição está diretamente ligada às suas metas e estratégias. Porém, alguns pontos são comuns entre todas as faculdades e universidades: fornecer a melhor experiência educacional, alçando os alunos para posições de sucesso.

As soluções mais modernas combinam AVAs tradicionais com capacidades que permitem, entre outras coisas:

  • Colaboração entre alunos em projetos de classe;
  • Interação com seus instrutores fora da sala de aula (por exemplo, encontros durante horas de escritório virtual);
  • Funções administrativas, como registro de curso;
  • Suporte técnico utilizando os dispositivos e ferramentas sociais usuais;
    Aumento das ofertas de cursos em tempo real com o ensino a distância síncrono (quando professor e aluno estão na sala de aula virtual ao mesmo tempo);
  • Que faculdades e universidades encontrem uma plenitude de dados obtidos na ferramenta, podendo melhorar os resultados educacionais e desempenho financeiro.

Assim, quando se trata de escolher uma solução AVA, há muito a se considerar. Você vai querer se certificar de que o caminho escolhido não atende somente às necessidades da instituição, mas também antecipa a futura direção do ensino superior. E, acredite, isso vai muito além da utilização de um par de ferramentas tecnológicas.

Ainda tem dúvidas? Veja como a tecnologia pode contribuir para o aumento do número de alunos de sua instituição.

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.