4 verdades sobre como o uso de dados favorece o sucesso dos alunos

uso-de-dados-educacao

Os dados são, sem sombra de dúvidas, ferramentas importantes que ajudam a alcançar objetivos em instituições educacionais. O uso dessas informações pode ser direcionado tanto para decisões gerenciais quanto para o auxílio dos estudantes na escolha de seu próprio caminho. A proposta fundamental é transformar dados em ações. Veja como essas informações podem colaborar para o sucesso dos estudantes:

1. Colaboração entre universidades gera ganhos para os estudantes

Cada universidade possui especificidades, conhecimentos e informações. Imagine, então, como os alunos poderiam ser beneficiados se as instituições compartilhassem suas experiências como gestoras de educação.

A colaboração entre universidades poderia promover inovação em maior escala, uma verdadeira difusão de aprendizado. Isso porque, muitas vezes, as instituições possuem projetos pilotos e experimentos relacionados a serviços, disciplinas, entre outros, cujos insights, sucessos e falhas poderiam ser compartilhados para contribuir com o crescimento de todo o segmento.

2. Com dados em tempo real, é possível criar interações e atingir resultados

Os dados gerados em plataformas de ensino permitem que gestores consigam mensurar a performance das instituições e mapear o engajamento e sucesso dos alunos. Com as informações coletadas, você pode analisar quais são os maiores gaps de comunicação entre alunos e tutores, por exemplo.

Ainda, tem a possibilidade de melhorar a integração entre os diferentes níveis e departamentos na própria instituição.

3. É preciso estar disposto a mudanças

A compreensão dos dados também mostra onde a sua instituição precisa de mudanças. Quais são os anseios dos estudantes? Você precisa compreendê-los. E, para alcançar isso, os dados serão importantes norteadores.

Contudo, as instituições de ensino também precisam estar dispostas a seguir o que os estudantes almejam – e portanto, abertas a mudanças. Sempre com direcionamentos bem estruturados para que não se perca o foco.

4. Ter em mente a finalidade da formação do aluno é fundamental

Além de contribuir para a instituição de ensino na formação dos estudantes, os dados também auxiliam gestores e tutores para que possam orientar os alunos visando o seu futuro após a finalização dos cursos. Afinal, o preparo para o mercado de trabalho deve começar durante a graduação, e a instituição deve se fazer presente também com orientações e conselhos. Outra etapa em que os dados podem ser colocados em prática.

Deixe uma resposta

O Grupo A é representante exclusivo do Blackboard no Brasil.