4 dicas rápidas para aumentar a matrícula de estudantes

como aumentar o número de matrículas

Christina Fleming

Esta semana falarei na Mid-Atlantic Conference Regional UPCEA , na Filadélfia, sobre como aumentar o número de alunos matriculados. Um colega da George Mason University se juntará a mim e vamos falar sobre nossos esforços de colaboração para aumentar a Mason Online. No caso de George Mason, e para muitas outras instituições, nosso objetivo era aumentar as matrículas e lançar novos programas, apesar de orçamentos e recursos limitados. Isso cria uma necessidade imediata para fazer melhor uso do que já está em vigor e ser criativo com custos baixos e canais de alto impacto. Todas as ferramentas, recursos e precisam ser otimizados para a conversão.

Usamos o termo “Marketing de conversão” para descrever o processo de transformar os potenciais futuros alunos em alunos matriculados. Uma conversão pode ser o número de alunos que preencheram um formulário, acessaram um aplicativo, participaram de algum evento de orientação, clicou em um e-mail ou teve contato com algum conselheiro – qualquer ação que leva a realizar um objetivo específico. Em última análise, a taxa de conversão é de longe o maior indicativo da existência ou não do plano de marketing. Conhecendo o seu desempenho, você pode eliminar gastos desnecessários, maximizar seus recursos e “criar um roteiro” para aumentar o número de matrículas dos alunos.

Aqui estão 4 ações imediatas que você pode tomar para melhorar suas conversões:

1. Faça uma análise do seu site
Fazer uma avaliação honesta de seu site, dos conteúdos e da facilidade de utilização é a primeira “parada” em um caminho para melhores taxas de conversão. Pense em seu site como a porta de entrada para os futuros alunos. Ele precisa responder a três questões-chave rapidamente sobre qualquer programa, certificado ou curso que você tem a oferecer:

1) Quanto vai custar?

2) Quanto tempo vai demorar?

3) O que vou receber?

Tendo esses detalhes, juntamente com um formulário simples para solicitar mais informações, são os dois passos mais importantes na estruturação do conteúdo do seu site. E não se esqueça: seu site deve ser amigável móvel, acessível e com navegação clara!

2. Influência para conversão
A mídia social é uma ferramenta fundamental para mostrar sua marca, personalidade e conteúdo exclusivo para os futuros alunos. A maioria das escolas tira proveito de ferramentas como Facebook e YouTube para compartilhar atualizações sobre as atividades, programas e eventos. Mas a chave é assegurar que a mídia social também está agindo para realizar as “conversões”. Pense em como você pode usar os sites de mídia social para fornecer a seus seguidores informações sobre suas ofertas de programa, corpo docente e a experiência de outros alunos. É importante tratar as mídias sociais como qualquer outro componente importante no processo de gestão de matrículas e marketing.

3. Medir e melhorar
Minha equipe gosta de usar o ditado “se você vê, você pode corrigir”. Por isso, se você tem uma boa visibilidade sobre o que está acontecendo em todo o seu processo de matrículas, você pode ver o que não está funcionando como planejado. Segundo nossa experiência, esses pequenos ajustes podem realmente ajudar a aumentar o número de matrículas.

4. Seja pró-ativo e específico
Mesmo que você alcance conversão, isso não significa o final. Sua primeira troca com um potencial estudante é apenas o começo: este é o momento de ser pró-ativo e entrar em contato com esses alunos com um objetivo específico. Você tem um grande número de futuros alunos que começaram um aplicativo, mas não terminaram? Você tem um grupo de estudantes que se inscreveram previamente, mas não se matricularam no prazo? Aproveite os dados que você tem e converse com os alunos para que façam a matrícula. Além disso, campanhas de divulgação podem trazer resultados rapidamente. 

Com estas quatro etapas em mente, você estará no caminho para tornar seus esforços de marketing e de matrícula mais eficazes e eficientes. Estas técnicas são importantes principalmente nos momentos em que você precisa “fazer mais com menos”.

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