Blog

28 de Março de 2012

Evolução sem limites: a Blackboard adota o código aberto

Por Ray Henderson Evolução Sem Limites No passado, os biólogos evolutivos acreditavam largamente que a alteração nos organismos ocorria em uma cadeia tranquila de mudanças contínuas no decorrer do tempo. Nas últimas décadas, essa noção foi questionada por uma nova visão de que o registro natural mostra longos períodos de estase interrompidos por momentos repentinos de transformação. É uma satisfação comunicar que, após anos de transformação modesta, mas importante, estamos anunciando hoje uma evolução substancial na Blackboard. Contexto de Nossa Evolução Nos últimos dois anos, atualizamos nossa visão da educação e de nosso papel transformador em seu âmbito. Acrescentamos uma gama tanto de programas de informática quanto de serviços ao nosso portfólio, refletindo um enfoque mais amplo – no ciclo de vida completo do estudante dentro das instituições às quais atendemos, ao invés de apenas lições de casa online e o fluxo de trabalho relacionado. Blackboard Collaborate é agora a plataforma líder para o aprendizado e colaboração sincrônicos. Blackboard Analytics fornece o produto de inteligência acadêmica e empresarial mais robusto do mercado. Os produtos Blackboard Mobile surgiram rapidamente e definiram o ritmo tanto do mobile learning (ensino através do celular) quanto dos produtos comunitários. Nós criamos a maior e mais sofisticada organização de serviços educacionais do setor e fornecemos uma ampla gama de serviços terceirizados para estudantes desde a matrícula até a administração de auxílio financeiro e assistência 24 horas por dia. Combinados com um aprimoramento significativo de nossos princípios de atenção ao cliente e abertura tecnológica, esses esforços estão reinventado a nossa imagem no mercado. No espaço de poucos anos, diversificamos bastante os nossos produtos e receitas. Creio que agora estamos na melhor posição para realizarmos a visão de nós mesmos como provedores de soluções educacionais. Possuímos, no momento, uma valiosa e inigualável coleção de recursos e saberes e um histórico invejável de sucesso na prestação de serviços essenciais à missão de educar. Assim sendo, é natural que, à medida que damos maior enfoque às soluções institucionais e nossos produtos e receitas diversificam-se, reexaminemos as nossas ofertas de produtos. E é natural também que comecemos com o nosso conjunto de sistemas de gerenciamento do ensino. Esta é a nossa qualidade histórica e um elemento-chave na plataforma de soluções para a maioria das instituições. Quase todos os analistas afirmam que este é um mercado que está passando por uma grande transformação. Nós concordamos. E, além disso, acreditamos que o novo aspecto mais importante que está moldando o mercado de sistemas de gerenciamento da educação (LMS) atualmente é a aceitação crescente do software de código aberto. Ainda que vários produtos comerciais tenham tido um impacto marginal, as plataformas de LMS têm apresentado um impacto dramático sobre a adoção desse sistema em nível global. O Moodle, em particular, já foi atualmente adotado milhares de vezes, a maioria sendo instituições com preocupação ambiental que passam para o ensino online. A iniciativa de código comunitário Sakai tem apresentado um impacto desproporcional em instituições de pesquisa, particularmente na América do Norte. Os defensores do código aberto demonstram os seus benefícios no modelo de desenvolvimento tecnológico, gestão de risco, envolvimento da comunidade e no fato de se evitarem as taxas de licença. Como fornecedores comerciais, destacamos os benefícios da adaptação ao modelo proprietário tradicional com padrões abertos e APIs abertas. Um modelo onde uma comunidade apropriadamente assistida preste uma contribuição direta ao desenvolvimento do produto, mas sem o ônus da execução, oferecendo um suporte subsidiado ao cliente que seja mais proficiente e personalizado para clientes específicos. Ambos os modelos certamente funcionam, mas a escolha sobre qual é o melhor depende das metas definidas pela instituição. Assim, considerando tudo isso, nossa mudança estratégica para um enfoque no ciclo de vida completo do aluno, ao invés de no nicho do LMS, levanta uma questão importante: devemos expandir nossas ofertas para incluir múltiplos produtos de LMS, particularmente os produtos de código aberto que vêm sendo adotados mais amplamente agora? Nossa resposta é sim. A jogada da Blackboard no longo prazo é levar para um número maior de instituições todas as nossas soluções para o ciclo de vida do aluno. Assim, expandiremos o nosso ladder de produtos para realizarmos nossas ambições. E, dessa forma, relegaremos a época em que havia uma só opção de LMS à nossa adolescência. A Blackboard adota o código aberto O cabeçalho acima deste parágrafo pode parecer esquisito. Mas garanto que o que vocês irão ler a seguir pode soar ainda mais estranho. Não se trata de um mero namorico com o código aberto, mas, sim, um mergulho de corpo inteiro na piscina. Moodle: Observei acima que o Moodle tem uma grande quantidade de seguidores ao redor do mundo. Algumas instituições que preferem o Moodle, têm infraestrutura e profissionais para executá-lo de forma confiável sem ajuda. Já outras, não, inclusive muitos clientes de produtos da Blackboard que não são de LMS. Um bom número de firmas de serviços surgiu para preencher este nicho do mercado e os ganhos de seu crescimento ajudam a financiar a organização que cria o produto Moodle. Hoje nós anunciamos a aquisição de duas destas firmas: Moodlerooms Inc., líder na América do Norte, e NetSpot Pty. Ltd., líder internacional em serviços Moodle, localizada na Austrália. Ambas têm um forte histórico de prestação de serviços Moodle com alta satisfação dos clientes. E, além disso, elas imediatamente adicionam serviços e produtos Moodle significativos à nossa linha, nos quais investiremos para expandir pelo mundo todo. Mas, enquanto essas firmas trazem produtos fortes, nossa escolha de parceiros para essa tarefa levou em consideração principalmente as pessoas. Reconhecemos a necessidade de guias confiáveis para esse novo território, com gente que possa comprometer-se a criar uma imagem positiva como um contribuidor útil, mas também um negócio próspero que sempre faça parte de uma ecologia sadia de códigos abertos. É um grande prazer comunicar que a liderança dessas organizações que irão nos ajudar ao longo do percurso inclui muitos líderes bastante respeitados da comunidade Moodle. O diretor-gerente da NetSpot, Allan Christie, uniu-se a nós junto com os seus principais representantes, Brett Buchel, Mark Drechsler, James Strong e Steve Watt. Da Moodlerooms vieram o diretor geral, Lou Pugliese, e o fundador, Tom Murdock, e também os meus antigos colaboradores da ANGEL, Dave Mills e Phill Miller. O primeiro ato desse time maravilhoso de consultores foi fazer a introdução do criador e fundador do Moodle, Martin Dougiamas. De fato, estou redigindo isto ao retornar de uma primeira reunião que Michael Chasen, a equipe e eu realizamos com ele em Perth, Austrália. Tenho certeza que foi um pouco surreal para todos os presentes, mas as nossas reuniões foram produtivas ao delinear áreas onde a Blackboard pode contribuir mais para o projeto Moodle ao iniciarmos a jornada. Nossa nova equipe Moodle tem uma visão a concretizar enquanto tentamos dar sustentação e aumentar a reputação da Moodlerooms e NetSpot dentro da comunidade Moodle. Sakai: Notei o lugar especial que a plataforma Sakai ocupa entre as principais instituições de pesquisa. Ainda que em menor número do que as adoções do Moodle, o segmento que a Sakai ocupa globalmente inclui instituições de grande importância estratégica para nós no longo prazo. Ao considerarmos quem poderia nos orientar melhor em nossa estratégia de aceitação dentro da comunidade Sakai, imediatamente pensamos em Chuck Severance. Chuck foi um dos fundadores do projeto Sakai e desfruta de uma merecida reputação nos círculos de tecnologia educacional tanto por seu insight tecnológico quanto por suas habilidades como um organizador de comunidades. Tenho o prazer de anunciar que Chuck uniu-se a nós para liderar o nosso esforço de desenvolver uma relação de apoio com a comunidade Sakai, definir como podemos contribuir para o desenvolvimento futuro de sua plataforma e auxiliar- nos a construir uma prática de serviços que seja adequada para as necessidades exclusivas dessa comunidade emergente. Vocês saberão mais sobre o papel e as iniciativas do Chuck nas próximas semanas. Nosso ladder de produtos multiplataforma e investimento na Bb Learn É claro que o nosso ladder de produtos de LMS tornou-se significativamente mais amplo. Nós temos uma oferta imediata nos produtos oferecidos pela Moodlerooms e NetSpot e um compromisso em criar uma oferta que satisfaça às necessidades exclusivas da comunidade Sakai. De forma conjunta, isso ampliará significativamente o número de instituições a quem podemos atender com o restante de nosso portfólio, agregando valor com a adição de produtos mais fortes, além de outros concebidos para respaldar as necessidades de uma instituição voltada à pesquisa. Essas novas plataformas unem-se à nossa plataforma fundamental Blackboard Learn no ladder de produtos. O ensino permanece como o principal produto que exibimos. Ela continua a apresentar crescimento tanto no número de usuários a quem ela atende globalmente quanto em sua importância no fornecimento de uma plataforma essencial à nossa missão. Nossa clientela migrou rapidamente para a nossa última plataforma, a Blackboard Learn 9.1, já que sua reputação de estabilidade e qualidade levou os nossos clientes a adotarem-na mais rapidamente do que qualquer versão anterior de LMS que já produzimos. E, à medida que marcamos nosso renascimento em termos de usabilidade com o 9.1 SP8 – “O Ocho” – sua adoção tornou-se ainda mais rápida. A grande maioria de nossos clientes da Learn já adotou o nosso produto mais recente. É um grande prazer observar que a satisfação de nossos clientes está agora mais elevada do que nunca e estamos presenciando o maior interesse externo que já vimos por parte daqueles que utilizam plataformas rivais. Nossa mensagem para os nossos clientes que utilizam a Learn é bem simples: o renascimento dessa plataforma que está ocorrendo com o Ocho continuará em ritmo acelerado. E, apesar de eu não desejar dar pistas aqui, tenho certeza que o que divulgaremos na BbWorld 2012, em Nova Orleans, irá comprovar para todos que o investimento nessa plataforma encontra- e em aceleração, e de uma maneira que irá agradar à nossa comunidade. Anúncios Especiais para os nossos clientes da ANGEL: Nossa plataforma ANGEL tem vários apoiadores fortes e continua a atender muito bem a muitas instituições. Hoje estamos anunciando mais investimentos para o benefício desta comunidade e de suas futuras escolhas de plataforma de LMS. Em primeiro lugar, tivemos um grande número de clientes pedindo que prolongássemos a vida da plataforma e hoje anunciamos que faremos isso. Estenderemos o suporte e a manutenção no mesmo nível que os nossos clientes da ANGEL desfrutam atualmente. E mais uma vez aviso que há anúncios especiais relacionados à ANGEL que comunicaremos em Nova Orleans. Em segundo lugar, reiterarei que as funcionalidades inspiradas na ANGEL estão sendo desenvolvidas em nosso produto 9.1 em ritmo ainda mais acelerado. Mas nossos clientes da ANGEL poderão esperar algo novo: também iremos apresentar funcionalidades inspiradas na ANGEL na plataforma Moodle como parte de nosso novo laddering de produtos. Estamos determinados a garantir que o nosso ladder de produtos ofereça a melhor gama de opções para os nossos clientes da ANGEL visando às suas necessidades futuras. Nossas primeiras palavras dentro das novas comunidades Entendemos que os nossos anúncios neste dia poderão gerar diversas reações. Os participantes de longa data das comunidades de código aberto podem estar preocupados com nossas intenções corporativas e como nos comportaremos, visto que somos guiados por um interesse pelo crescimento empresarial. Igualmente para aqueles que são clientes das firmas que adquirimos, é natural que haja preocupações a respeito de nosso ingresso na comunidade e nossa realização dos compromissos feitos a eles pelas companhias e pessoas que agora se uniram a nós. Simplificando, nossa posição diante da comunidade de código aberto não difere daquela com a qual inicialmente me deparei quando era uma nova voz na Blackboard, em 2009. Naquela época, eu esperava convencer uma plateia cética de que iríamos passar por uma transformação voltada para uma maior abertura de nossa plataforma e que a seguir iríamos nos tornar um dos principais líderes do setor na implementação de padrões abertos da área. Também estava tentando convencer uma plateia cética de que aprenderíamos com as lições do passado sobre como continuar com as tradições de excelente atendimento ao cliente. Não só manteríamos os altos níveis de serviço na ANGEL, eu prometi, mas iríamos reconstruir a reputação de serviço da Blackboard para fazê-la entrar em sintonia com o modelo que desenvolvemos da ANGEL. Muitos no setor conprovaram a nossa boa fé em relação a esses compromissos. E, como as ações materializaram-se, os céticos cederam. E então recomeçamos o ciclo com algumas palavras sobre compromisso. Para as Comunidades que mantêm o Moodle e Sakai: Nossos anúncios no dia de hoje são motivados pela crença de que podemos contribuir positivamente para esses projetos diante da comunidade, enquanto continuamos a construir um negócio viável ao redor deles. Tal reconhecimento levou-nos a adquirir guias que conhecem suas respectivas veredas e máximas e que fielmente orientarão nossa conduta corporativa, preservando suas reputações durante o processo. Sabemos que nossa boa posição requer tanto suporte financeiro quanto contribuição mútua e estamos preparados para realizar ambos. Já estamos buscando ideias da liderança dessas organizações sobre quais contribuições seriam mais valiosas para a comunidade. Clientes da Moodlerooms e NetSpot: Nossa primeira obrigação para com vocês é sua experiência positiva contínua. Sabemos que estamos ingressando em um momento importantíssimo para as primeiras impressões. Saibam que começamos dando o melhor de nós para manter as pessoas que os atraíram com suas ideias e serviços inicialmente. E saibam que seus líderes estarão ativamente auxiliando os nossos na confirmação de nossos passos nesta nova direção. Estamos começando a definir juntos um novo capítulo para a Blackboard, influenciados por ideias no âmbito de suas culturas que atraíram os educadores e ajudaram-nas a prosperar. E assim como adotamos as tradições da ANGEL, ansiamos por este desafio positivo em relação aos nossos métodos e a energia positiva que isso nos trará para resolver os problemas dos educadores. Conclusão: As coisas serão diferentes, porém melhores para o mercado. Muito se fala sobre a ruptura no mercado de LMS, citando alterações marginais nas fatias do mercado de LMS. Nossa própria visão de ruptura é menos a respeito do que ocorre dentro do mercado de LMS e mais sobre o que ocorre amplamente na paisagem educacional. A extensão de nosso ladder de produtos de LMS permite que um maior número de instituições considere a Blackboard um parceiro essencial no alcance de sua visão tecnológica estratégica, seja para o ensino tradicional, híbrido ou programas online puros. Creio ser importante considerar o que mercado obtém com esta evolução da Blackboard. Ao invés de mais uma companhia orientada para o LMS, ele obtém uma firma focada no auxílio a instituições para resolver os problemas mais árduos da educação de forma abrangente. A gama de tecnologias que devem ser reunidas para criar uma solução para as instituições atualmente é mais abrangente e mais complexa do que antes. Ao invés de apresentarmos obstáculos, impondo um limite a quais produtos nós mantemos, estamos demonstrando o nosso comprometimento com a parceria institucional ao ampliarmos o nosso alcance, expandindo opções e reduzindo os requisitos para alterações, o que mostra que ouvimos as nossas bases a respeito do que elas precisam de seus parceiros. Deixarei vocês com uma primeira história que clarifica que esta transição é real, também compartilhando um pouco da estranheza dos cabeçalhos que vocês verão a respeito de como o nosso negócio mudará nos próximos anos. Recentemente, a Universidade da Califórnia buscou um parceiro para ajudá-la a criar uma iniciativa online abrangente para a universidade pela primeira vez. Eles precisavam de serviços para todo o ciclo de vida, desde a ajuda para estabelecerem uma marca online para o marketing estudantil, matrícula e suporte ao usuário final, tanto na plataforma Sakai quanto Moodle. O alcance dessa solicitação ia muito além do que uma firma tradicional de LMS podia fazer, sendo mais comum para empresas de programas terceirizadas que exigem contratos de 10 anos e um percentual das mensalidades – algo que a universidade esperava evitar. Prevendo essa mudança, projetamos uma solução que tiraria máxima vantagem de nossa nova direção, orientando-a sobre plataformas diferentes da nossa e dando à universidade flexibilidade para terceirizar algumas funções que faltavam, sem compromissos onerosos de prazo ou da mensalidade futura à medida que eles desenvolviam o seu programa. E, assim, o que ocorreu foi que a Universidade da Califórnia selecionou a Blackboard para construir e dar suporte aos seus cursos online que seriam apresentados no Sakai e Moodle. Esperamos ansiosamente por outros cabeçalhos não convencionais no próximo ano. E convidamos a todos a reconsiderarem a caricatura da Blackboard que talvez tenha ficado gravada no firmware de anosanteriores. Vamos “pensar diferente” sobre o nosso lugar no mercado de ensino. Cordialmente, Ray Ray Henderson Diretor de Tecnologia e Presidente, Plataformas Acadêmicas Blackboard Inc. ray@blackboard.com twitter: @readmeray