Blog

14 de novembro de 2012

Desvendando o 1º de quatro mitos sobre Social Learning

Albert Bandura

O trabalho em grupo tem sido parte do processo educativo desde a Grécia antiga, se não antes. Mas, em um mundo cada vez mais colaborativo, onde as respostas às informações estão disponíveis com rapidez, esta abordagem está sendo reinventada pelos alunos multimídia. Novas tecnologias e a web 2.0 redefinem o que significa ser social, que consequentemente, altera o significado de ensinar e aprender. Vamos desvendar agora o 1º mito sobre Social Learning! Mito 1 – Social Learning é uma novidade Nos anos 1970, Albert Bandura, estabeleceu a mais famosa teoria de Modern Social Learning, a qual propõe que as pessoas podem aprender em um contexto social. Mais especificamente: – A aprendizagem pode ocorrer através da observação de outros comportamentos e o resultado decorrente dela. – A aprendizagem pode ocorrer cognitivamente sem uma mudança de comportamento correspondente. – Comportamento modelado é reforçado por produzir resultados desejáveis (para ambas as partes, o observado e o aluno). – Três variáveis no contexto da aprendizagem social – o aluno, o comportamento e o ambiente – podem influenciar um ao outro. As vantagens da social learning, incluindo a aprendizagem através do exemplo e do reforço do conhecimento que vem com a “conexão humana”, ainda são válidas hoje.Contudo, o advento das tecnologias de redes sociais tem ajudado a criar um novo tipo de social learning. Ainda hoje, instrutores atuam como facilitadores, mentores e guias, mas ao mesmo tempo renunciam seu grau da autoridade para a “comunidade de aprendizagem”, na qual inclui estudantes na sala de aula, alunos localizados remotamente e uma vasta variedade de recursos que estão acessíveis a um clique. Ou seja, não existe uma passagem unilateral de conhecimento do professor para o aluno. A aprendizagem ocorre de forma colaborativa. Por sua vez, cada aluno compartilha conhecimento adquirido com outras pessoas através de ferramentas multimídia. Assim, a primeira geração de alunos multimídia, a qual tem crescido em um mundo digital e conectado, define social learning no século 21. Na sequência desvendaremos aqui no blog mais mitos sobre Social Learning.