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2 de junho de 2015

3 passos importantes para o crescimento da aprendizagem on-line

Já é sabido que o Ensino a Distância está cada vez ganhando novos adeptos no Brasil e no mundo. As matrículas vem crescendo consideravelmente ano a ano e muitas universidades já aderem ao formato de ensino em pelo menos algumas disciplinas. Mas qual o movimento correto que as instituições devem realizar em busca de um crescimento ainda mais significativo?

Recentemente Christina Fleming, responsável pela área de marketing e matrícula da Lifecycle Services, divulgou sua experiência em um projeto ao lado do Dr. Javier Reyes, da UPCEA, onde lidera a divisão online da universidade. Juntos definiram um plano que iria aumentar a visibilidade dos programas onlines com o objetivo de aumentar as matriculas, tanto em graduação e pós – graduação, além de expandir para novos públicos. Confiram abaixo os 3 passos e os resultados da pesquisa. Escolhendo os programas certos É preciso avaliar e escolher os programas certos para investimento, além de analisar a disponibilidade competitiva de cada programa na região. E, pesquisar a demanda por esses programas entre os futuros alunos e empregadores. Após avaliar e discutir a trajetória geral e os resultados. Compreender o público Com os programas selecionados, o próximo passo é compreender os futuros alunos. É importante levar em conta a demografia e a psicografia para garantir que a mensagem seja entendida por pessoas aptas a escolherem a aprendizagem online. Diferenciadores Tendo em mente o público-alvo desenhado, é importante pesquisar as principais razões que levam o aluno optar pelo ensino online. Além disso também foi realizada uma pesquisa de telefone com 20 empregadores regionais para entender suas percepções e necessidades. Resultados A realização deste projeto foi uma experiência maravilhosa. Dois itens foram importantes antes de lançar uma campanha: tempo disponível e os recursos para planejar a abordagem. *Christina Fleming é responsável por liderar a equipe de marketing e matrícula dentro do Blackboard Student Lifecycle Services. Trabalha em colaboração com os clientes de ensino superior para fornecer planos de marketing e matrícula estratégicas, além de trazer programas para o mercado baseados em pesquisas de mercado e percepções quantificáveis. Para contemplar e otimizar o ensino em sala de aula e online, a Blackboard disponibiliza a Blackboard Learn, uma plataforma completa que auxilia na interação presencial e virtual. A plataforma reúne um conjunto de ferramentas flexíveis e completas que tem como objetivo se comunicar com os estudantes, fornecer informações para tomada de decisões e possibilitar acesso aos conteúdos. A Blackboard Learn funciona como uma “central” onde é possível postar materiais, aprender virtualmente, compartilhar conteúdo, criar grupos de discussão e colaborar com colegas de todo o mundo.